Abuso

Santander: pressão, cobranças e punições contra os Bancários

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no WhatsApp
  • Compartilhar no Telegram
  • Compartilhar no Google Plus
  • Compartilhar no Twitter
Santander: pressão, cobranças e punições contra os Bancários

Pesquisa que avalia atendimento dos caixas pelos clientes é lançada em meio ao aumento da sobrecarga de trabalho causada pela redução de bancários nas agências; enquanto isso, lucro e remuneração dos diretores executivos só aumentam.

Os caixas das agências bancárias do Santander já sofrem pressão para cumprir tempo de fila e, para piorar, ainda são orientados a empurrar produtos para os clientes. Não satisfeita, a direção do Santander inventou mais uma forma de cobrar esses funcionários com a pesquisa “Seu Atendimento é Show”, que pede para que os clientes avaliem o atendimento recebido.

 

# Campanha Salarial defenderá manutenção dos direitos e defesa dos empregos

 

O bancário que recebe avaliação negativa é punido com advertência. Uma medida completamente absurda e ilegítima, já que essa punição não está descrita no normativo do banco que enumera os casos que podem resultar em advertência.

 

A pesquisa está sendo implantada em meio a uma realidade de aumento da sobrecarga de trabalho causada pelo crescimento da quantidade de clientes enquanto inexiste a contratações de funcionários para atendê-los de forma satisfatória.

 

# Curta o Sindicato no Facebook

 

Esse cenário prejudicial para bancários e clientes só é satisfatório para os próprios diretores executivos da instituição, que com essa pesquisa parecem querer jogar nas costas dos funcionários a insatisfação dos clientes causada pela precarização do atendimento.

 

O aumento da sobrecarga de trabalho vem crescendo de forma vertiginosa no banco. De acordo com o próprio balanço do banco, em 2015 a instituição tinha 670 clientes para cada funcionário. Em 2017, a relação aumentou para 800 clientes para cada bancário, crescimento de 19,4%.

 

# Santander obriga a viajar e pagar Festa em Mongaguá!

 

Não por acaso, no primeiro trimestre de 2018 o Santander foi o segundo banco com maior número de reclamações consideradas procedentes pelo Banco Central, de acordo com o ranking elaborado pelo órgão, no segmento de instituições financeiras com mais de 4 milhões de clientes. No quarto trimestre de 2017, o banco espanhol liderou o mesmo ranking.

 

No primeiro trimestre deste ano, as receitas de prestação de serviços e tarifas bancárias tiveram alta de 11,5% em relação ao mesmo período do ano passado, chegando a R$ 4,134 bilhões. Apenas com essa receita, o Santander cobre o total de sua despesa de pessoal, incluindo PLR, e ainda sobra R$ 1,8 bilhão.

 

Diretores executivos ganham 188% mais em dois anos


Se para os clientes e bancários do Santander a situação não anda muito favorável, para os diretores executivos do Santander, o aumento da lucratividade teve resultado muito mais satisfatório. Em 2015, quando o banco lucrou R$ 6,6 bilhões, cada um dos 42 diretores recebeu R$ 2,5 milhões. Em 2017, 44 diretores ganharam R$ 7,2 milhões, aumento de 188%. Os dados são da Comissão de Valores Mobiliários.

 

O banco espanhol registrou lucro de R$ 9,9 bilhões em 2017 e R$ 2,85 bilhões nos primeiros três meses deste ano. Ambos são os maiores resultados obtidos pela instituição financeira para os períodos.

 

# Movimento Sindical envia proposta de pré-acordo ao Santander

 

A suposta preocupação da direção do banco com melhor atendimento prestado aos clientes deve ser manifestada por meio da contratação de mais funcionários e não por uma pesquisa que parece querer responsabilizar os próprios funcionários pela precariedade cada vez maior do atendimento gerada pela sobrecarga de trabalho. O movimento sidical exige a suspensão dessa pesquisa que pretende apenas punir os bancários, e a contratação de mais funcionários.

 

>> Cadastre-se no whatsapp do Sindicato: clique aqui (pelo celular) e informe banco onde trabalha e seu nome.

Fonte SEEB SP
Postado por Comunicação SEEB Santos e Região em Notícias

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no WhatsApp
  • Compartilhar no Telegram
  • Compartilhar no Google Plus
  • Compartilhar no Twitter
[Voltar ao topo]
X

Fale Conosco:

Você pode contar sempre, com o Sindicato, para isso estamos deixando, mais um canal de comunicação, com você. Envie informações, denúncias, ou algo que julgar necessário, para a Luta dos Bancários. Ou ligue para: 0800 771 1920

Atenção: Todas as denúncias feitas ao sindicato são mantidas em sigilo. Dos campos abaixo o único que é obrigatório é o email para que possamos entrar em contato com você. Caso, não queira colocar o seu email pessoal, você pode colocar um email fictício.

Aguarde, enviando contato!