Início Notícias Maioria dos brasileiros reprova atuação do Congresso Nacional, aponta pesquisa
Notícias

Maioria dos brasileiros reprova atuação do Congresso Nacional, aponta pesquisa

Divulgação ICL

22 de julho de 2025

Mais da metade dos brasileiros desaprova o desempenho do Congresso Nacional. É o que mostra a nova rodada da pesquisa Genial/Quaest, divulgada nesta segunda-feira (21). Segundo o levantamento, 51% reprovam a atuação dos parlamentares, enquanto 42% aprovam. Outros 7% não souberam ou não quiseram responder.

A pesquisa foi realizada entre os dias 10 e 14 de julho, com 2.004 entrevistas presenciais em todas as regiões do país. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%.

Os dados revelam um Legislativo em baixa com parte expressiva da população, especialmente entre os mais escolarizados e os eleitores de direita. Já a aprovação se concentra entre os brasileiros com menor escolaridade, sobretudo aqueles que cursaram até o ensino fundamental.

Recortes da pesquisa

Religião 

A rejeição também cresce entre os evangélicos: 42% aprovam, enquanto 49% desaprovam. Entre os católicos, por outro lado, o apoio ao Congresso é mais alto: 45% dizem aprovar o trabalho dos parlamentares.

Escolaridade

O levantamento também aponta uma relação inversa entre nível de escolaridade e apoio ao Congresso: quanto maior a formação educacional, maior a taxa de insatisfação. Pessoas com Ensino Superior demonstram os maiores índices de reprovação, enquanto o apoio é mais frequente entre quem tem até o ensino fundamental.

Entre os brasileiros que cursaram só até o Ensino Fundamental, 45% estão satisfeitos com a atuação do Congresso, frente a 43% insatisfeitos. Já entre aqueles com Ensino Médio completo, a desaprovação do Legislativo chega a 51%. A rejeição atinge 59% dos entrevistados com nível superior completo.

Posicionamento político

O recorte político reforça a polarização. Entre os eleitores do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), 61% aprovam, enquanto apenas 34% desaprovam o Congresso. Já entre os que votaram em Jair Bolsonaro (PL), o índice de reprovação chega a 60%, contra 35% de aprovação.

Região 

Regionalmente, o apoio ao Legislativo é maior no Nordeste, onde tradicionalmente o lulismo tem força. No Sudeste, região mais populosa do país, predomina a desaprovação.

Entre os nordestinos, o trabalho do Congresso Nacional é aprovado por 46% e desaprovado por 50%. No Centro-oeste e no Norte, a diferença é parecida: 44% estão satisfeitos, frente a 47% insatisfeitos. A diferença aumenta no Sudeste, onde 54% dos entrevistados não aprovam o trabalho do Legislativo.

Compartilhe

Mais resultados...

Generic selectors
Apenas pesquisar exatas
Pesquisar no título
Pesquisar no conteúdo
Post Type Selectors

Receba notícias de interesse da categoria!

Informação confiável é no Sindicato, cadastre-se para receber informações!

O SEEB Santos e Região foi fundado em 11/01/1933. As cidades da base são: Peruíbe, Itanhaém, Mongaguá, Praia Grande, São Vicente, Santos, Cubatão, Guarujá e Bertioga. O Sindicato é filiado à Intersindical e a Federação Sindical Mundial (FSM).

 Política de Privacidade

  ACESSAR EMAIL

Fale Conosco