fbpx
Início Notícias BC mantém taxa de juros em 13,75% pela 6ª vez consecutiva, a maior taxa do mundo
Notícias

BC mantém taxa de juros em 13,75% pela 6ª vez consecutiva, a maior taxa do mundo

4 de maio de 2023

Banco Central mantém a taxa de juros em 13,75%, alinhado ao mercado financeiro, leia-se banqueiros e especuladores da Bolsa, a maior taxa do mundo pela 6ª vez consecutiva

Pela 6ª vez consecutiva, na 3ª reunião do ano (dias 2 e 3/5), o Banco Centra (BC) manteve a taxa Selic em 13,75%, conforme o esperado pelo mercado financeiro que vem lucrando muito com os pagamentos dos maiores juros do mundo aos credores que adquiriram títulos da dívida pública, como banqueiros e rentistas.

No comunicado da decisão, os integrantes do Copom ainda não deram sinais de que irão reduzir os juros na próxima reunião, em junho. Embora tenha voltado a afirmar que “não hesitará em retomar o ciclo de ajuste” caso a inflação não caia, o BC, desta vez, atenuou um pouco o discurso dizendo que esse cenário agora é “menos provável”.

A Selic em 13,75% é o maior patamar de juros desde novembro de 2016, quando a taxa estava em 14% ao ano. Roberto Campos Neto, presidente do BC, voltou a falar em “paciência e serenidade” na condução da política monetária, mesma expressão que usou no comunicado da decisão de março, que também não mexeu na Selic.

Enquanto isso

“Quem ganha com esses juros altos são os banqueiros e os rentistas. Vale ressaltar que é mais fácil comprar papéis da Dívida Pública porque você tem uma rentabilidade muita acima da inflação do que investir em produção e gerar empregos. A economia parada, o desemprego alto e as mulheres são as que mais sofrem. Não há motivo, a inflação não está galopante, para que se justifique a alta dos juros. É necessário voltar, não ter mais a autonomia no Banco Central. Porque o Campos Neto é oriundo executivo do banco Santander e quando a gente tem como presidente do Banco Central (executivos) do mercado financeiro eles vão beneficiar o mercado financeiro e rentistas. E não a população em geral, comerciantes e as mulheres”, disse Eneida Koury, secretária de Finanças do Sindicato dos Bancários de Santos e Região.

Por que juros altos são ruins?

Altas taxas de juros encarecem o crédito tanto para as pessoas físicas quanto para as empresas. A consequência é a diminuição do crescimento econômico, já que nem as famílias têm dinheiro para comprar e nem as empresas para investir e criar empregos.

Desemprego

As indústrias apontam as taxas de juros elevadas como o principal motivo para a falta de crescimento da produção industrial no primeiro trimestre de 2023.

Os brasileiros sofrem

Enquanto isso, a exploração dos juros empurra a população à fome, desemprego e miséria!

Histórico

Em março de 2021, a taxa básica de juros (Selic) estava em 2%. A partir de abril começou a subir e atingiu a taxa atual de 13,75%, mantida pela sexta vez, nesta quarta-feira (3), no encerramento da reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central. No mesmo período, a inflação subiu de 6,10%, chegou a 12,13% em abril de 2022, e as estimativas são de que feche 2023 em 6,05%.

Compartilhe

Mais resultados...

Generic selectors
Apenas pesquisar exatas
Pesquisar no título
Pesquisar no conteúdo
Post Type Selectors

Receba notícias de interesse da categoria!

Informação confiável é no Sindicato, cadastre-se para receber informações!

O SEEB Santos e Região foi fundado em 11/01/1933. As cidades da base são: Peruíbe, Itanhaém, Mongaguá, Praia Grande, São Vicente, Santos, Cubatão, Guarujá e Bertioga. O Sindicato é filiado à Intersindical e a Federação Sindical Mundial (FSM).

  ACESSAR EMAIL

Fale Conosco

2022 | Permitida a reprodução desde que citada a fonte.

Licença Creative Commons