O trabalhador foi funcionário da BV Financeira na Baixada Santista e fazia trabalho externo
Um ex-funcionário da BV Financeira na Baixada Santista conseguiu, na justiça, o pagamento de horas extras devidas pela financeira, além do valor dobrado das férias que foram fragmentadas de forma indevida. O departamento jurídico do Sindicato dos Bancários de Santos e Região atuou na defesa dos direitos do trabalhador.
Ele trabalhou na financeira na função de gerente, por pouco mais de 2 anos, e atuava fora das unidades. Nesse período, teve as férias fracionadas e na ação trabalhista alegou que não havia a necessidade de fragmentação. Antes da ‘reforma’ trabalhista (em vigor desde o mês passado), a lei previa que as férias só poderiam ser fracionadas “em casos excepcionais”.
No julgamento em 1ª instância, antes da aprovação da nefasta nova legislação, a juíza da 7ª Vara do Trabalho de Santos condenou a BV financeira ao pagamento da dobra das férias, pois “a ré não comprovou a excepcionalidade alegada”.
TRT
Foi impetrado recurso no Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região (TRT-2), requerendo reforma da sentença da 1ª instância em relação a direitos do ex-gerente. Os desembargadores decidiram, por unanimidade, acrescentar à condenação o pagamento de horas extras excedentes à 6ª hora diária e os devidos reflexos em férias, aviso prévio, FGTS, 13º salário e descanso semanal remunerado (DSRs).
Segundo o acórdão, a financeira não comprovou que, por se tratar de serviço externo, havia impossibilidade de fixação de horário de trabalho. Uma testemunha relatou que existia fiscalização do horário por meio do whatsapp e email. A decisão ainda pode ser objeto de recurso.
Preencha a pesquisa Bancári@s da Baixada Santista (leva no máximo 3 minutos)
O Departamento Jurídico do Sindicato dos Bancários de Santos e Região, que é representado por escritório de advocacia especializado em bancários e de renome nacional, atende na sede do Sindicato dos Bancários, que fica na Avenida Washington Luiz, 140, Encruzilhada, Santos. Agendamentos e outras informações por meio do telefone 3202-1670.
Para fortalecer as atuações e lutas do Sindicato, sempre em defesa da categoria, é fundamental que os bancários se sindicalizem. A ficha de sindicalização pode ser acessada aqui ou com os diretores do Sindicato.
Veja outras vitórias do Departamento Jurídico do Sindicato:
Sindicato prova que gerente deve receber 7ª e 8ª horas como extras
Sindicato garante indenização estimada em R$ 900 mil para bancária no TRT
Sindicato consegue na justiça pagamento de hora extra para gerente do Itaú
>> Cadastre-se no whatsapp do Sindicato: clique aqui (pelo celular) e informe banco onde trabalha e seu nome.
Fonte: Imprensa Seeb Santos e Região