Além da lista de reclamações do BC, outra informação dá conta que o banco espanhol deve anunciar em breve o fechamento de 600 agências no país, ou seja, mais exploração e precarização contra funcionários e clientes.
O Santander liderou o ranking do Banco Central de reclamações contra bancos e financeiras no segundo trimestre do ano. No período, a autoridade monetária computou um total de 10.110 reclamações, um aumento de 8,6% frente às 9.306 queixas registradas no primeiro trimestre. Esse volume considera apenas queixas consideradas procedentes, que infringem normas do BC ou do Conselho Monetário Nacional (CMN).
# Santander massacra bancários com metas incontroláveis
Colocando na conta reclamações reguladas que não ferem normas e as reclamações não reguladas que ferem — por exemplo, normas fora da alçada do BC–, o total de queixas sobe para 59.092 no segundo trimestre, ante 55.481 no primeiro trimestre. Uma reclamação pode infringir mais de duas normas ao mesmo tempo.
# O horror de trabalhar no Santander
Para fazer o ranking de reclamações, o BC divide as instituições entre aquelas com mais e menos de 4 milhões de clientes e calcula um indicador que leva em conta a proporção entre queixas processadas nos canais de atendimento da autoridade monetária e número de clientes das instituições.
Fechamento de agências
O site de notícias, Nem Amigo Nem Inimigo, divulgou que o Santander deverá anunciar em breve o fechamento de 600 agências. Com a drástica revolução digital em curso no setor bancário, as agências se transformaram em um grande centro de custo e problemas para os bancos. Para especialistas do setor bancário, os cinco maiores bancos brasileiros deverão gastar na próxima década cerca de R$100 bilhões de reais para desmobilizar cerca de 20.000 agências por todo o país.
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Fonte: Valor & Nem Amigo Nem Inimigo