Maior produtividade só será possível com a valorização dos funcionários
O Santander comunicou que fará uma revisão nas nomenclaturas dos cargos. O anúncio foi feito nesta quarta-feira 22, em duas reuniões. Uma realizada entre membros da Comissão de Organização dos Empregados (COE Santander) e o RH do banco; e outra entre funcionários e o presidente do banco, Mario Leão.
Segundo o Santander, as alterações visam dinamizar e agilizar as decisões, bem como alcançar mais horizontalidade. Não haverá alteração salarial.
“Essa é mais uma mudança que aponta a “pejotização” da categoria. Acompanharemos de perto os próximos passos para assegurar que essa “horizontalidade” garanta os direitos dos trabalhadores”, ressalta Fabiano Couto, secretário de Comunicação do Sindicato dos Bancários de Santos e Região e bancário do Santander
As mudanças serão efetivadas a partir de maio. Nos próximos dias, o banco enviará um comunicado institucional e individual para cada funcionário detalhando as alterações.
Em caso de denúncias ou eventuais dúvidas que não forem esclarecidas pelo banco, os bancários devem procurar o Sindicato.
Novas nomenclaturas de cargos do Santander
Especialista – Cargos sem gestão de pessoas. Serão subdivididos em quatro segmentos (1, 2, 3 e 4).
Exemplos de cargos atuais que serão inseridos nesta nova nomenclatura: Analistas em geral, gerentes de contas e de relacionamento.
Líder – Fazem gestão de equipes e as mobilizam.
Exemplo de cargos: gerentes-gerais e gerentes administrativos.
Head – Definem e direcionam estratégias, e formam novos líderes.
Exemplo: Superintendentes.
Sócio – Tomam as decisões.
Exemplos: Diretores, vice-presidentes e presidente.