fbpx
Início Notícias Desigualdade: mais de 40% das mulheres negras estão subutilizadas no mercado de trabalho
Notícias

Desigualdade: mais de 40% das mulheres negras estão subutilizadas no mercado de trabalho

22 de março de 2023

Dados foram apresentados em ferramenta lançada pelo Centro de Estudo das Relações de Trabalho e Desigualdade (Ceert)

Dados publicados às vésperas de 21 de março, Dia Internacional de Luta contra a Discriminação Racial, reforçam o que já se sabia: ainda há muito a percorrer para redução da desigualdade. Segundo levantamento do Centro de Estudo das Relações de Trabalho e Desigualdades (Ceert), 41,5% das mulheres negras estavam subutilizadas no mercado de trabalho no fim de 2021. Para efeito de comparação, a subutilização entre os homens brancos era de cerca de 18% no mesmo período.

O IBGE considera que a taxa de subutilização inclui pessoas desocupadas, subocupadas por insuficiência de horas trabalhadas e a força de trabalho potencial.

Os dados constam do Painel do Mercado de Trabalho, que acaba de ser lançado e está disponível gratuitamente no site do Ceert. O painel mostra os principais dados raciais no universo do trabalho, e a ideia é manter a ferramenta em constante atualização. Novos estudos serão apresentados periodicamente, avaliando ainda questões como capacitismo, sexismo e LGBTQIAPfobia.

“A subutilização da força de trabalho negra, sobretudo da mulher negra, é muito grande, e esse problema aumentou durante a pandemia, que impactou diferentemente trabalhadores negros e brancos, sobretudo trabalhadoras negras nesse período”, pontuou a organização.

O diretor executivo do Ceert afirma que os números apurados não surpreendem, apenas dão luz a uma realidade que faz parte do cotidiano do país há muito tempo.

“O desafio é muito grande, e é necessário que, quando o novo governo pensar políticas públicas, não tenha mais a questão do antirracismo como um gueto de política pública, e sim algo que faça parte de forma estrutural, de forma sistêmica no olhar de quem engendra política pública no Brasil”, disse.

Para o Ceert, a promoção da igualdade racial é um dos grandes desafios do novo governo. Por isso a criação do Ministério da Igualdade Racial, comandado por Anielle Franco, foi celebrada.

“Hoje é preciso que o olhar seja de algo sistêmico de antirracismo nas políticas públicas, que permeie todas as políticas públicas, senão a gente vai continuar deixando mais da metade da população brasileira, que é a população negra, para trás, num projeto de desenvolvimento para o Brasil”, complementou.

Compartilhe

Mais resultados...

Generic selectors
Apenas pesquisar exatas
Pesquisar no título
Pesquisar no conteúdo
Post Type Selectors

Receba notícias de interesse da categoria!

Informação confiável é no Sindicato, cadastre-se para receber informações!

O SEEB Santos e Região foi fundado em 11/01/1933. As cidades da base são: Peruíbe, Itanhaém, Mongaguá, Praia Grande, São Vicente, Santos, Cubatão, Guarujá e Bertioga. O Sindicato é filiado à Intersindical e a Federação Sindical Mundial (FSM).

  ACESSAR EMAIL

Fale Conosco

2022 | Permitida a reprodução desde que citada a fonte.

Licença Creative Commons