Dia: 9 de fevereiro (terça-feira)
Horário: das 9h às 20h
Local virtual: santosbancarios.com.br
Entre outros temas negociados sobre horas negativas com o movimento sindical estão:
Início da compensação que passa de janeiro para março e ampliação do prazo de 12 para 18 meses
Clique aqui para acessar votação
No próximo dia 9 de fevereiro, os bancários do Santander decidem, em assembleia virtual, se aceitam o aditivo com mudanças no acordo de horas negativas, firmado em agosto de 2020, em função da pandemia do novo coronavírus. O início da compensação seria em janeiro, mas como o descontrole da pandemia não apenas se estendeu por mais tempo, como se agravou, gerando, no caso do acordo, um acúmulo muito grande de horas, houve a necessidade de prorrogação.
As principais alterações são a prorrogação do período de compensação que passa de 12 para 18 meses e o seu início, de janeiro para março. A assembleia será virtual com início às 9h e término às 20h do dia 9/2. O link será divulgado no site www.santosbancarios.com.br
O acordo com as alterações será válido até 31 de agosto de 2022. O aditivo foi negociado e seu teor firmado no dia 28/1, em reunião da Comissão de Organização dos Empregados (COE) com representantes do banco espanhol. Para passar a valer, o aditivo terá que ser aprovado em assembleia virtual.
>> Santander: 2ª parcela da PLR confirmada. Saiba quanto vem e tire dúvidas
Os novos prazos estão condicionados à análise futura das condições da pandemia do novo coronavírus, existindo, portanto, possibilidade de nova prorrogação. Como o início da compensação ficou para março, pelo acordo está vetado o desconto em folha de pagamento até encerrado este prazo. Em caso de demissão sem justa causa ou aposentadoria, também é proibido o desconto das horas não compensadas.
Na negociação do dia 28, o movimento sindical apresentou reivindicação para que os que pertencem ao grupo de risco, mas estão sem trabalhar, passem a realizar tarefas. Seria uma forma de evitar o acúmulo maior de horas negativas.
Principais mudanças:
– Início da compensação passa de janeiro para março.
– Ampliação do prazo de 12 para 18 meses.
– Fica proibido o desconto das horas negativas do salário.
– Em caso de demissão sem justa causa, é proibido o desconto das horas não compensadas.
EDITAL ASSEMBLEIA EXTRAORDINÁRIA ESPECÍFICA
Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários e Financiários de Santos e Região, inscrito no CNPJ/MF sob o nº 58.249.871/0001-23, Registro sindical nº L003P011A1941 por sua presidente abaixo assinada, convoca todos(as) os(as) trabalhadores bancários(as), sócios(as) e não sócios(as), da base territorial deste sindicato, que prestam serviços para Banco Santander (Brasil) S/A para participarem da Assembleia Extraordinária Específica que se realizará de forma remota/virtual durante o período das 09:00 horas até às 20:00 horas do dia 09 de fevereiro de 2021, na forma disposta no site www.santosbancarios.com.br onde estarão disponíveis todas as informações necessárias para a deliberação acerca da seguinte pauta: Apreciação e deliberação sobre a proposta de aprovação do Acordo Coletivo de Trabalho Aditivo ao Acordo Coletivo de Trabalho sobre Compensação de Jornada Regime Especial (assinado em 04/08/2020), com vigência compreendida no período de 1° de janeiro de 2021 a 31 de agosto de 2022 a ser celebrado com o Banco Santander (Brasil) S/A.
Santos, 04 de fevereiro de 2021.
ENEIDA FIGUEIREDO KOURY
Presidente
Veja a Minuta do ACT de Compensação de Jornada SANTANDER
>> Bancários devem ter prioridade na vacinação!
Crédito: Fabiano Couto
Fonte: Comunicação do SEEB de Santos e Região