Início Notícias Banco do Brasil Previc aprova nova tabela PIP garantindo o Previ Futuro
Banco do Brasil

Previc aprova nova tabela PIP garantindo o Previ Futuro

24 de julho de 2025

Segundo nota da Previ, o novo texto traz uma mudança fundamental para os associados do plano: a nova Tabela PIP (Pontuação Individual do Participante). A mudança representa uma conquista significativa, reforçando o compromisso da Entidade com a democratização do acesso à Contribuição Adicional, a 2B.

Reivindicação antiga – Na nota a Previ informa que mudança representa uma conquista histórica para o movimento organizado dos trabalhadores do Banco do Brasil. “As negociações entre Previ e BB vinham acontecendo desde 2018. Mas só em 2022, após a mobilização dos bancários, o tema foi incluído no acordo coletivo. Agora, depois de muito diálogo entre a atual administração do Banco do Brasil e a Diretoria da Previ, foi possível aprimorar a tabela para permitir que mais colegas possam contribuir com valores maiores para o Previ Futuro”, dia a nota.

João Fukunaga, presidente da Previ, ressaltou a luta dos trabalhadores e o diálogo com o patrocinador. “Essa é uma conquista histórica, fruto da luta dos trabalhadores do BB, e que se tornou possível graças à sólida parceria entre a Previ e o Banco do Brasil”.

Para Wagner Nascimento, diretor de Seguridade da Previ, a medida reforça o compromisso da Entidade com o futuro dos associados. “Essa conquista é fruto de um trabalho coletivo, construído com diálogo, responsabilidade e, acima de tudo, compromisso com o futuro dos nossos colegas. Poder contribuir nesse processo ao lado de profissionais extremamente dedicados, e ver esse resultado se concretizar, beneficiando milhares de funcionários, é motivo de muito orgulho”.

Segundo a Previ, a nova Tabela PIP é um passo concreto rumo a uma aposentadoria mais segura e digna para milhares de colegas. Com a medida, cerca de 17 mil colegas da ativa poderão, pela primeira vez, elevar suas contribuições ao Previ Futuro. E o melhor, com a contrapartida do Banco do Brasil. Ao todo, 63 mil associados serão beneficiados, ampliando sua capacidade de poupança previdenciária para garantir um futuro mais tranquilo.

A Previ frisa que um dos grandes avanços é que, antes da mudança, os participantes levavam, em média, nove anos para começar a contribuir com valores adicionais. Agora, com a nova Tabela PIP, será possível contribuir mais desde o ingresso no plano Previ Futuro, aproveitando ao máximo o tempo de acumulação de recursos.

Outro ponto positivo é o benefício tributário: ao aumentar sua contribuição para o plano, o associado pode ampliar o valor dedutível no Imposto de Renda, reduzindo o impacto fiscal no presente enquanto investe no futuro.

A nova Tabela PIP deve entrar em vigor em breve. Previ e Banco do Brasil estão trabalhando juntos para que o novo cálculo passe a valer já na próxima folha de pagamento, em agosto.

Entenda melhor – PIP é a Pontuação Individual do Participante, uma variável que compõe o cálculo da Contribuição Adicional, a 2B. Essa contribuição tem contrapartida do Banco e, junto com o tempo e a rentabilidade, é parte fundamental do saldo de conta dos associados do Previ Futuro. O saldo é composto pela soma das contribuições realizadas ao longo da vida, entre elas a Contribuição Mínima (2A) e a Contribuição Adicional (2B), que pode variar de 1% a 10% do salário de participação.

Clique aqui, para saber de mais informações no site da Previ

Compartilhe

Mais resultados...

Generic selectors
Apenas pesquisar exatas
Pesquisar no título
Pesquisar no conteúdo
Post Type Selectors

Receba notícias de interesse da categoria!

Informação confiável é no Sindicato, cadastre-se para receber informações!

O SEEB Santos e Região foi fundado em 11/01/1933. As cidades da base são: Peruíbe, Itanhaém, Mongaguá, Praia Grande, São Vicente, Santos, Cubatão, Guarujá e Bertioga. O Sindicato é filiado à Intersindical e a Federação Sindical Mundial (FSM).

  ACESSAR EMAIL

Fale Conosco