fbpx
Início Notícias Pix: sistema do BC ajuda vítimas de golpes a recuperar o dinheiro perdido
Notícias

Pix: sistema do BC ajuda vítimas de golpes a recuperar o dinheiro perdido

Reprodução

10 de junho de 2024

Criado em novembro de 2020, o Pix se tornou um dos meios favoritos de pagamento dos brasileiros, chegando a registrar mais de 200 milhões de operações em um único dia, segundo dados do Banco Central.

A praticidade, no entanto, e o fato de não poder ser cancelado após o envio, tem atraído a atenção de golpistas. Não por acaso, o Banco Central criou o Mecanismo Especial de Devolução (MED), uma forma de ajudar as vítimas a retomar o dinheiro perdido em casos de golpe.

A ferramenta é exclusiva para o Pix e foi criada para auxiliar na devolução do dinheiro perdido em casos de golpe. Só em 2023, foram cadastrados mais de 2,5 milhões de pedidos de devolução pelo MED.

Segundo a Febraban, os golpistas agem com grande rapidez, espalhando o dinheiro para diversas contas e dificultando a busca. Devido a isso, medidas para melhorar o sistema do MED já estão sendo pensadas, como ações para chegar o mais longe possível nesse rastreio, tentativa de bloqueio e recuperação do valor.

Pix mais seguro

Para utilizar o recurso é necessário fazer a reclamação na instituição bancária na qual o Pix foi feito, dentro de um período de até 80 dias a partir da data do pagamento, em caso de golpe, fraude ou crime.

A ocorrência será analisada em até 7 dias, e caso a fraude seja confirmada, a vítima receberá o dinheiro de volta em até 4 dias.

O MED, porém, aceita apenas casos de fraude ou golpe, não sendo aplicável a casos em que o indivíduo tenha errada a digitação da chave Pix ou desistido da compra de algum produto.

Compartilhe

Mais resultados...

Generic selectors
Apenas pesquisar exatas
Pesquisar no título
Pesquisar no conteúdo
Post Type Selectors

Receba notícias de interesse da categoria!

Informação confiável é no Sindicato, cadastre-se para receber informações!

O SEEB Santos e Região foi fundado em 11/01/1933. As cidades da base são: Peruíbe, Itanhaém, Mongaguá, Praia Grande, São Vicente, Santos, Cubatão, Guarujá e Bertioga. O Sindicato é filiado à Intersindical e a Federação Sindical Mundial (FSM).

  ACESSAR EMAIL

Fale Conosco