fbpx
Início Notícias Ministro quer mudança na política da Petrobras para reduzir preço dos combustíveis
Notícias

Ministro quer mudança na política da Petrobras para reduzir preço dos combustíveis

Agência Brasil

6 de abril de 2023

Alexandre Silveira, das Minas e Energia, disse que a estatal já recebeu orientação para alterações; ela nega

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira (PSD), defendeu nesta quarta-feira (5) uma mudança na política de preços dos combustíveis da Petrobras. A alteração, segundo ele, abriria espaço para redução de cerca de R$ 0,25 na gasolina, por exemplo.

Silveira concedeu entrevista ao programa Conexão GloboNews nesta manhã. Lá, criticou a atual política de preços da estatal, que equipara os preços dos combustíveis produzidos e vendidos no Brasil a valores dos mesmos produtos no exterior.

A tal política foi adotada pela Petrobras após o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff. É conhecida como PPI, das iniciais preço de paridade de importação. Ou seja, a Petrobras vende combustíveis que produz aqui ao mesmo preço praticado por importadores que atuam no Brasil.

Para Silveira, isso é “um verdadeiro absurdo”. “Nós temos que ter o que eu tenho chamado de PCI, Preço de Competitividade Interno”, disse ele.

O ministro disse que o governo já enviou à estatal orientações para mudanças no PPI. Isso, aliás, é promessa de campanha do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Silveira afirmou que sabe que a Petrobras tem investidores privados e que o PPI trouxe lucro a eles. Mas ressaltou que a União é acionista-controladora da empresa e fará com que ela cumpra seu papel social.

“A Petrobras terá respeitada a sua governança, a sua natureza jurídica. Mas vamos exigir, como controladores, que ela respeite o povo brasileiro. Que ela cumpra o que está na Lei das Estatais e na Constituição Federal, sua função estatal, que é criar um colchão de amortecimento nessas crises internacionais de preço dos combustíveis”, afirmou.

Na entrevista, Silveira citou a decisão da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) de reduzir a produção diária de petróleo para elevar o preço do óleo. Suas declarações foram dadas também no momento que estados devem mudar a forma de cobrança do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre combustíveis, causando novas pressões por aumentos.

Na segunda-feira (3), reportagem do jornal O Globo informou que o presidente Lula quer mesmo mudanças no PPI. Informou, inclusive, que ele estaria insatisfeito com o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates (PT), pois ele estaria demorando a implementá-las.

Após a entrevista de Silveira, a Petrobras emitiu uma nota declarando que “não recebeu nenhuma proposta do Ministério das Minas e Energia a respeito da alteração da Política de Preços”. “Quaisquer propostas de alteração da Política de Preços recebidas do acionista controlador serão comunicadas oportunamente ao mercado, e conduzidas pelos mecanismos habituais de governança interna da companhia”, complementou.

Compartilhe

Mais resultados...

Generic selectors
Apenas pesquisar exatas
Pesquisar no título
Pesquisar no conteúdo
Post Type Selectors

Receba notícias de interesse da categoria!

Informação confiável é no Sindicato, cadastre-se para receber informações!

O SEEB Santos e Região foi fundado em 11/01/1933. As cidades da base são: Peruíbe, Itanhaém, Mongaguá, Praia Grande, São Vicente, Santos, Cubatão, Guarujá e Bertioga. O Sindicato é filiado à Intersindical e a Federação Sindical Mundial (FSM).

  ACESSAR EMAIL

Fale Conosco

2022 | Permitida a reprodução desde que citada a fonte.

Licença Creative Commons