fbpx
Início Notícias Juros altos provocam fechamento de turno de fábrica de caminhões da Mercedes em SP
Notícias

Juros altos provocam fechamento de turno de fábrica de caminhões da Mercedes em SP

Agência Senado

6 de abril de 2023

Mercado de caminhões passa por desafios com a queda da produção, a falta de peças e a taxa básica de juros nas alturas

A Mercedes-Benz, em São Bernardo do Campo, divulgou boletim sobre a necessidade de redução do programa de produção, afirmando que os juros muito altos é um dos motivos para a queda na demanda. De acordo com a Associação Nacional das Empresas Financeiras das Montadoras (Anef), a taxa de juros no mercado para aquisição de veículos ao ano chegou a 28,71% em dezembro de 2022.

Por conta dessa situação, a Mercedes anunciou ainda férias coletivas parciais, semanas curtas de trabalho e indicou a necessidade de adoção de turno único de trabalho na fábrica de caminhões por um período de dois ou três meses.

No setor de caminhões, ainda há a antecipação das compras por conta do Euro 6.

Os trabalhadores e sindicalistas dizem que a situação foi agravada ainda mais pela falta de peças, pela antecipação das vendas em 2022 com o Euro 6, que é o conjunto de normas regulamentadoras sobre emissão de poluentes para motores diesel e, principalmente, em função da redução na produção de caminhões por falta de financiamentos, da queda no consumo e das altas nas taxas de juros em nosso país.

A projeção da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), para a produção de pesados em 2023 está em 154 mil unidades, uma queda de 20,4% em relação a 2022, quando foram produzidos 194 mil veículos.

Taxa de juros

Com a taxa de juros mantida em 13,75% pelo Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central, medida criticada pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), os financiamentos ficam mais caros, o crédito mais difícil e os investimentos no país ficam travados.

 De acordo com a Associação Nacional das Empresas Financeiras das Montadoras (Anef), a taxa de juros no mercado para aquisição de veículos ao ano chegou a 28,71% em dezembro de 2022.

Em caminhões e ônibus, houve a redução da participação da linha de crédito BNDES Finame e o aumento dos financiamentos de mercado. Em 2016, o Finame era responsável por 62% entre as modalidades de pagamento. No 3º trimestre de 2022, 28%. Já os financiamentos saíram de 17%, em 2016, para 40% no período, segundo dados da Anef, com elaboração da Subseção do Dieese dos Metalúrgicos do ABC.

Compartilhe

Mais resultados...

Generic selectors
Apenas pesquisar exatas
Pesquisar no título
Pesquisar no conteúdo
Post Type Selectors

Receba notícias de interesse da categoria!

Informação confiável é no Sindicato, cadastre-se para receber informações!

O SEEB Santos e Região foi fundado em 11/01/1933. As cidades da base são: Peruíbe, Itanhaém, Mongaguá, Praia Grande, São Vicente, Santos, Cubatão, Guarujá e Bertioga. O Sindicato é filiado à Intersindical e a Federação Sindical Mundial (FSM).

  ACESSAR EMAIL

Fale Conosco

2022 | Permitida a reprodução desde que citada a fonte.

Licença Creative Commons