Início Notícias Mercantil do Brasil Funcionários do Mercantil definiram reivindicações e estratégias para a Campanha Nacional 2026
Mercantil do Brasil

Funcionários do Mercantil definiram reivindicações e estratégias para a Campanha Nacional 2026

Contraf

20 de junho de 2026

Representantes dos trabalhadores do Banco Mercantil do Brasil de todo o país se reuniram na sexta-feira (196), em São Paulo, para o Encontro Nacional dos Funcionários do BMB. A atividade integrou o calendário preparatório da 28ª Conferência Nacional dos Bancários e da Campanha Nacional 2026, consolidando as principais reivindicações específicas dos empregados da instituição e as estratégias de mobilização para o próximo período.

Durante o encontro, os participantes acompanharam uma análise do balanço do primeiro trimestre do banco e debateram as demandas prioritárias dos trabalhadores. Entre os temas aprovados para compor a minuta específica estão o combate às metas abusivas e ao assédio moral, melhorias no plano de saúde, ampliação dos programas de vacinação para dependentes, criação de auxílio farmácia, vale combustível com reembolso de pedágios, fortalecimento da segurança bancária e medidas para garantir os direitos de trabalhadores adoecidos ou vítimas de assaltos.

Também foram aprovadas propostas relacionadas à defesa do emprego, redução da rotatividade, contratação de mais funcionários, implementação de um Plano de Carreira, Cargos e Salários (PCS), criação de um programa próprio de Participação Complementar nos Resultados (PCR), ampliação do auxílio educacional e combate à discriminação, com foco em diversidade e inclusão.

Outro eixo importante das discussões foi a organização sindical. Os representantes defenderam a retomada das homologações nos sindicatos, a ampliação do acesso dos dirigentes sindicais aos locais de trabalho e o fortalecimento dos canais de comunicação com os funcionários.

O coordenador do encontro, Marco Aurélio Alves ressaltou que as discussões permitiram construir uma pauta conectada com a realidade dos trabalhadores do Mercantil e alinhada aos desafios da categoria bancária. “Este encontro reafirmou a importância da participação dos trabalhadores na construção das reivindicações. Conseguimos consolidar propostas que tratam de saúde, emprego, remuneração, qualificação e condições de trabalho, além de fortalecer a nossa organização para a Campanha Nacional 2026. A unidade e a mobilização serão fundamentais para transformar essas demandas em conquistas concretas para os funcionários do Mercantil”, afirmou.

Segundo Marco Aurélio, o fortalecimento da COE do BMB e a construção coletiva das estratégias serão essenciais para enfrentar os desafios impostos pelo sistema financeiro e garantir avanços para os empregados do banco. “Estamos construindo uma campanha que busca preservar direitos, ampliar conquistas e defender um ambiente de trabalho mais saudável e justo. O envolvimento dos trabalhadores em todo esse processo é o que dá força às nossas reivindicações e nos permite negociar em melhores condições”, concluiu.

Sindicalize-se e lute por você!

Compartilhe

Mais resultados...

Generic selectors
Apenas pesquisar exatas
Pesquisar no título
Pesquisar no conteúdo
Post Type Selectors

Receba notícias de interesse da categoria!

Informação confiável é no Sindicato, cadastre-se para receber informações!

O SEEB Santos e Região foi fundado em 11/01/1933. As cidades da base são: Peruíbe, Itanhaém, Mongaguá, Praia Grande, São Vicente, Santos, Cubatão, Guarujá e Bertioga. O Sindicato é filiado à Intersindical e a Federação Sindical Mundial (FSM).

 Política de Privacidade

  ACESSAR EMAIL

Fale Conosco