Segundo matéria do Valor Econômico, preparativos estão na reta final, mas ainda falta concluir a liberação de alguns documentos; venda de ativo extremamente lucrativo evidencia processo de desmonte do banco público
A direção da Caixa aproveita o Carnaval, para silenciosamente, acelerar o desmonte da empresa. Segundo matéria divulgada no site Valor, o banco protocolou, na última sexta-feira (21/02), na Comissão de Valores Mobiliários (CVM) o pedido de IPO da Caixa Seguridade. A oferta é estimada em cerca de R$ 15 bilhões.
>> Sindicato protesta contra privatização da Caixa
Os preparativos estão na reta final, mas ainda falta concluir a liberação de alguns documentos, segundo uma das fontes do Valor.
Em entrevista, o presidente da Caixa, Pedro Guimarães, não falou em prazo, mas disse que o IPO da holding de seguros está “maduro”. O banco ainda pretende fechar mais cinco parcerias em seguros, mas as joint entures já fechadas com CNP Assurances, Tokyo Marine e Icatu representam mais de 90% da receita da holding, disse. Por causa disso, segundo o executivo, não haveria empecilho para concluir os demais acordos durante o andamento da oferta.
>> Fortaleça suas Lutas, Sindicalize-se!
A operação representará o maior desinvestimento feito até agora pela Caixa na gestão de Guimarães, e o primeiro de ativos operacionais do banco. O executivo levantou R$ 15,5 bilhões em vendas de ativos no anopassado, principalmente em ações da Petrobras, do Banco do Brasil, do Pan e do IRB.
O IPO da Seguridade está a cargo de Morgan Stanley, Bank of America, Itaú BBA, Credit Suisse, Banco do Brasil e da própria Caixa.
>> Cadastre-se no whats do Sindicato: clique aqui (pelo celular) e informe banco onde trabalha e nome
Crédito: Fernando Diegues
Fonte: SEEB Bahia e SEEB SP