Saúde

Depressão no trabalho: conheça os principais sintomas e saiba como tratar

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no WhatsApp
  • Compartilhar no Telegram
  • Compartilhar no Google Plus
  • Compartilhar no Twitter
Depressão no trabalho: conheça os principais sintomas e saiba como tratar

A depressão adquirida dentro do ambiente de trabalho pode ser desenvolvida quando as diversas demandas do dia a dia começam a fugir do controle.

Lidar com a carreira de maneira saudável é uma tarefa que exige capacidade de administrar bem o tempo, as relações, a pressão e o estresse que é ocasionado pelo dia a dia de trabalho. O ambiente corporativo costuma exigir bastante da maioria dos profissionais, e as diversas demandas, projetos, prazos e decisões podem fazer com que o indivíduo se sinta exausto e até mesmo ansioso.

 

# 10 de agosto, DIA DO BASTA!

 

Quando essas situações do cotidiano profissional fogem do controle, é possível que o indivíduo desenvolva um quadro depressivo relacionado ao ambiente de trabalho. Para evitar que isso aconteça, é fundamental que as pessoas estejam sempre atentas aos sinais e aos sintomas da depressão adquirida no trabalho. Além disso, é necessário prestar atenção à rotina dentro da empresa, evitando se desgastar ou se cobrar além do que é realmente necessário.

 

Principais sintomas da depressão no trabalho

 

Irritabilidade;

 

Agressividade;

 

Dificuldade de concentração;

 

Cansaço excessivo;

 

Falta de motivação;

 

Queda drástica na produtividade;

 

Dificuldade nas relações com os colegas;

 

Tristeza constante e profunda;

 

Crises de choro;

 

Insegurança e timidez em excesso;

 

Explosões de raiva;

 

Procrastinação;

 

Dificuldades com a memória;

 

Inabilidade para tomar decisões;

 

Alterações no apetite;

 

Distúrbios de sono (dormir pouco ou em excesso);

 

Queda na libido

 

Vale destacar que a depressão é uma doença muito comum hoje em dia, uma vez que a Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta que 400 milhões de pessoas sofram do problema em todo mundo. O transtorno tem origem em fatores genéticos e alterações químicas no cérebro, embora problemas emocionais e ambientais também possam desencadear a doença.

 

Como lidar com a depressão no trabalho?

 

Geralmente, a depressão é um problema controlado com o uso de farmacológicos que regulam partes químicas do cérebro. Porém, é importante olhar para os gatilhos emocionais que geraram o transtorno, fazendo ajustes na rotina e na forma com que o profissional lida com a pressão do dia a dia.

 

# Bancos NÃO cumprem promessa e 5ª rodada termina sem proposta

 

Se você está passando por esse problema, o primeiro passo é procurar ajuda médica o quanto antes para que o quadro não evolua e acabe intensificando os sintomas. Após essa providência, é essencial desenvolver um processo de consciência sobre as próprias emoções.

 

Como a Inteligência Emocional pode ajudar?

 

Para administrar da melhor maneira as adversidades, lidar com a pressão do dia a dia de forma mais saudável e evitar doenças como a depressão, é fundamental que você desenvolva sua inteligência emocional. Dessa maneira, você poderá encontrar importantes ferramentas que proporcionarão uma série de habilidades para administrar melhor sua carreira e suas relações profissionais.

 

# Exercício físico é fundamental para uma vida melhor e mais saudável

 

Ao perceber e aceitar as próprias emoções, é possível entender os padrões de comportamento e crenças limitantes que estão impedindo que você leve uma vida mais saudável.

 

 

>> Cadastre-se no whatsapp do Sindicato: clique aqui (pelo celular) e informe banco onde trabalha e seu nome.

Fonte: SBie - Sociedade Brasileira de Inteligência Emocional
Postado por Fabiano Couto em Notícias

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no WhatsApp
  • Compartilhar no Telegram
  • Compartilhar no Google Plus
  • Compartilhar no Twitter
[Voltar ao topo]
X

Fale Conosco:

Você pode contar sempre, com o Sindicato, para isso estamos deixando, mais um canal de comunicação, com você. Envie informações, denúncias, ou algo que julgar necessário, para a Luta dos Bancários. Ou ligue para: 0800 771 1920

Atenção: Todas as denúncias feitas ao sindicato são mantidas em sigilo. Dos campos abaixo o único que é obrigatório é o email para que possamos entrar em contato com você. Caso, não queira colocar o seu email pessoal, você pode colocar um email fictício.

Aguarde, enviando contato!