A depressão adquirida dentro do ambiente de trabalho pode ser desenvolvida quando as diversas demandas do dia a dia começam a fugir do controle.
Lidar com a carreira de maneira saudável é uma tarefa que exige capacidade de administrar bem o tempo, as relações, a pressão e o estresse que é ocasionado pelo dia a dia de trabalho. O ambiente corporativo costuma exigir bastante da maioria dos profissionais, e as diversas demandas, projetos, prazos e decisões podem fazer com que o indivíduo se sinta exausto e até mesmo ansioso.
Quando essas situações do cotidiano profissional fogem do controle, é possível que o indivíduo desenvolva um quadro depressivo relacionado ao ambiente de trabalho. Para evitar que isso aconteça, é fundamental que as pessoas estejam sempre atentas aos sinais e aos sintomas da depressão adquirida no trabalho. Além disso, é necessário prestar atenção à rotina dentro da empresa, evitando se desgastar ou se cobrar além do que é realmente necessário.
Principais sintomas da depressão no trabalho
Irritabilidade;
Agressividade;
Dificuldade de concentração;
Cansaço excessivo;
Falta de motivação;
Queda drástica na produtividade;
Dificuldade nas relações com os colegas;
Tristeza constante e profunda;
Crises de choro;
Insegurança e timidez em excesso;
Explosões de raiva;
Procrastinação;
Dificuldades com a memória;
Inabilidade para tomar decisões;
Alterações no apetite;
Distúrbios de sono (dormir pouco ou em excesso);
Queda na libido
Vale destacar que a depressão é uma doença muito comum hoje em dia, uma vez que a Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta que 400 milhões de pessoas sofram do problema em todo mundo. O transtorno tem origem em fatores genéticos e alterações químicas no cérebro, embora problemas emocionais e ambientais também possam desencadear a doença.
Como lidar com a depressão no trabalho?
Geralmente, a depressão é um problema controlado com o uso de farmacológicos que regulam partes químicas do cérebro. Porém, é importante olhar para os gatilhos emocionais que geraram o transtorno, fazendo ajustes na rotina e na forma com que o profissional lida com a pressão do dia a dia.
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Se você está passando por esse problema, o primeiro passo é procurar ajuda médica o quanto antes para que o quadro não evolua e acabe intensificando os sintomas. Após essa providência, é essencial desenvolver um processo de consciência sobre as próprias emoções.
Como a Inteligência Emocional pode ajudar?
Para administrar da melhor maneira as adversidades, lidar com a pressão do dia a dia de forma mais saudável e evitar doenças como a depressão, é fundamental que você desenvolva sua inteligência emocional. Dessa maneira, você poderá encontrar importantes ferramentas que proporcionarão uma série de habilidades para administrar melhor sua carreira e suas relações profissionais.
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Ao perceber e aceitar as próprias emoções, é possível entender os padrões de comportamento e crenças limitantes que estão impedindo que você leve uma vida mais saudável.
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Fonte: SBie – Sociedade Brasileira de Inteligência Emocional