Saúde

Exercício físico é fundamental para uma vida melhor e mais saudável

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no WhatsApp
  • Compartilhar no Telegram
  • Compartilhar no Google Plus
  • Compartilhar no Twitter
Exercício físico é fundamental para uma vida melhor e mais saudável

O corpo humano foi criado para o movimento, se você tem uma vida sedentária, está na hora de pensar em formas de se mexer mais. Ter uma vida ativa melhora seu bem-estar e evita inúmeras doenças. Escolha a atividade que mais te agrada e tente incorporar no seu dia a dia, seu corpo agradece!

Os benefícios dos exercícios físicos são fundamentais para uma vida saudável e muito melhor: queima de calorias e perda de peso, manutenção da tonificação dos músculos, melhoria na circulação, melhoria nas funções cardíacas e pulmonares, aumento do autocontrole, redução do estresse, aumento da habilidade de concentração, melhoria na aparência; redução da depressão, melhoria na qualidade do sono, prevenção de pressão sangüínea e colesterol altos e diabetes.

 

# 10 de agosto, DIA DO BASTA!

 

Mas para adquirir todos esses benefícios, deve-se ter muita força de vontade, dedicação e paciência, principalmente no início da prática. Porém, o mais importante é adquirir o hábito.

 

Inovação é importante, e, quando ela acontece, realmente o potencial para melhoria é enorme. Mas mudanças repentinas são desconfortáveis e normalmente há enorme resistência a elas, o que geralmente faz com que as pessoas voltem aos padrões antigos. Quem já tentou mudar um hábito, ou então é fã das famosas resoluções de fim de ano, sabe que mudar atitudes e hábitos de uma só vez raramente traz resultados duradouros.

 

Inicie uma atividade física


A melhor maneira é progredir em passos pequenos. Assim como se fez para aprender a andar. Passos pequenos o suficiente que passem quase despercebidos e que a chance de fracasso de cada passo individual seja praticamente nula. É importante consultar um médico cardiologista, pedir exames e dizer que quer começar a fazer exercícios físicos.

 

# O que é assédio moral?

 

Após a liberação de um especialista,escolher a atividade que mais agrada e ter persistência. Começar aos poucos como uma vez por semana e ir aumentando gradativamente. O ideal são três vezes por semana, mas cada um tem seu ritmo. O importante é começar e não desistir até criar uma rotina.

 

Exemplo de algumas atividades físicas e seus benefícios

 

Exercícios Aeróbicos - são os que mais benefícios trazem ao organismo, diminuindo a chance de doenças cardiovasculares e melhorando a qualidade e a expectativa de vida.

 

- Caminhada: é um excelente exercício para quem está iniciando as atividades físicas na rotina. Dos exercícios aeróbicos, a caminhada é a modalidade que reúne o maior número de vantagens. Todas as pessoas que não apresentam limitações físicas importantes podem caminhar. A caminhada permite ao iniciante começar o programa de exercícios com cargas bem leves de trabalho e, com o tempo, ir progredindo lentamente, até atingir a intensidade ideal de treinamento.Para a saúde, é muito melhor caminhar pouco do que não caminhar nada.

 

- Corrida: para iniciar com essa prática é necessário já estar com um bom condicionamento físico.No começo da atividade, o organismo ainda não está adaptado ao esforço exigido. O coração começa a bater mais forte e as células necessitam de mais oxigênio e nutrientes para funcionar bem. Por isso, o cansaço vem rápido.

 

Beber água é fundamental: correr consome água, energia e sais minerais. A corrida é excelente, porque mexe com todos os músculos do nosso corpo: é um exercício bastante completo. Um bom tênis é muito importante para um exercício de qualidade.

 

- Bicicleta: andar de bicicleta contribui bastante para o bem-estar físico e mental.Esta atividade é excelente para enrijecer as nádegas e coxas – regiões que estão constantemente na lista de preocupações, por serem propensas ao acúmulo de gordura e à flacidez. Além de queimar muitas calorias, contribui também para o bom funcionamento do sistema cardiovascular. Para realizar o treino, optar por locais longe da poluição, como parques e ruas tranqüilas. Assim, os resultados da atividade são potencializados e acalmam a mente da correria do dia-a-dia.Lembre-se que a postura é um segredo para o bom resultado: ajuste o banco de forma que a coluna fique reta, o abdômen contraído, e as pernas flexionadas.

 

- Musculação: a função da musculação não é somente estética. Ela também é essencial para a saúde e o bem-estar. Hoje se sabe por meio de diversas pesquisas científicas que o treino com pesos aumenta a massa muscular e traz inúmeros benefícios ao organismo como um todo.

 

Quando se pratica treino com pesos, se adquire massa magra. Com mais músculos no corpo, o metabolismo fica acelerado e consome mais calorias, mesmo em repouso. Resultado: perda de peso com mais facilidade. Além disso, o treino de resistência fortalece os ossos, o coração e melhora a postura.

 

É fundamental a prática de musculação principalmente após os trinta anos – idade em que começa a diminuição de massa magra e que devem ser iniciados os primeiros cuidados para evitar a osteoporose. Entre vários outros cuidados, o treino com pesos ajuda o organismo a fixar o cálcio nos ossos, fortalecendo-os.

 

>> A musculação deve ser praticada juntamente com exercícios aeróbicos para que os benefícios sejam completos. Assim, se ganha um corpo mais forte e um coração mais resistente. E um corpo mais forte executa as tarefas diárias com mais disposição, energia e bem-estar.

 

>> Outros exercícios como natação, hidroginástica também são extremamente benéficos para a saúde. O mais importante é procurar um médico para liberação do início dos exercícios, manter uma alimentação saudável, e também procurar a ajuda de um profissional por exemplo de Educação Física para auxiliar na execução correta das atividades ou até mesmo na escolha do melhor exercício para cada pessoa ou situação.

 

>> Cadastre-se no whatsapp do Sindicato: clique aqui (pelo celular) e informe banco onde trabalha e seu nome.

Fonte Portal de Paulínia
Postado por Fabiano Couto em Notícias

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no WhatsApp
  • Compartilhar no Telegram
  • Compartilhar no Google Plus
  • Compartilhar no Twitter
[Voltar ao topo]
X

Fale Conosco:

Você pode contar sempre, com o Sindicato, para isso estamos deixando, mais um canal de comunicação, com você. Envie informações, denúncias, ou algo que julgar necessário, para a Luta dos Bancários. Ou ligue para: 0800 771 1920

Atenção: Todas as denúncias feitas ao sindicato são mantidas em sigilo. Dos campos abaixo o único que é obrigatório é o email para que possamos entrar em contato com você. Caso, não queira colocar o seu email pessoal, você pode colocar um email fictício.

Aguarde, enviando contato!