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Caixa Econômica Federal

Caixa: representantes do GT Banco do Futuro definem pautas da próxima reunião

Marcelo Camargo/Agência Brasil

1 de setembro de 2025

O Grupo de Trabalho (GT) Banco do Futuro se reuniu quarta-feira (27/08) para discutir e organizar as pautas que serão apresentadas à Caixa na próxima reunião, prevista para a próxima semana.

Entre os principais pontos debatidos está o acompanhamento do projeto Teia, migração digital e a materialização de conceitos como super caixa e Caixa Verso. O grupo também ressaltou os apontamentos durante o 40º Congresso Nacional das Empregadas e Empregados da Caixa Econômica Federal (Conecef).

Sobre os impactos do projeto Teia, os participantes vão cobrar da Caixa informações sobre o andamento e os resultados da iniciativa, as entregas realizadas e como a direção avalia os próximos passos.

Os representantes também têm como prioridade pautar a direção da empresa sobre sistemas de mensuração de resultado, que compara unidades internas e estimula disputas entre agências. Para os representantes, esse modelo gera clima de competição excessiva, prejudica a saúde dos empregados e não contribui para o papel social da Caixa.

A migração digital, a criação de novos modelos de agência e a materialização de conceitos como super caixa e Caixa Verso foram outros assuntos debatidos. O GT entende que a inovação precisa estar conectada às demandas reais da população e dos trabalhadores.

Sobre o modelo das agências digitais, o grupo refletiu que o movimento tem preocupado, sobretudo pela forma como a Caixa vem conduzindo a realocação e redistribuição repentina de empregados.

A falta de comunicação pode gerar insatisfação e comprometer a relação com os clientes.

O grupo enfatizou a relevância de trazer o debate para o aspecto humano, abordando tanto o impacto das mudanças tecnológicas no atendimento social quanto a necessidade de novas soluções digitais. A reunião também trouxe reflexões sobre a implementação do atendimento digital na Caixa.

O debate sobre inovação incluiu ainda a possibilidade de desenvolver aplicativos semelhantes aos de instituições digitais, que ampliem a competitividade da Caixa no mercado e ofereçam novas formas de relacionamento com clientes.

Conecef

O GT reforçou a discussão feita durante o Conecef, sobre o uso da Inteligência Artificial (IA) nos processos do banco, e reiterou a visão de que a Caixa do Futuro deve permanecer como instrumento de transformação social, equilibrando tecnologia, inovação e compromisso com o atendimento humano.

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