Depois de reunir-se com a Gepes, dia 20/12, a diretoria do Sindicato reafirma a convocação de todos os bancários do BB da Baixada Santista para reunião dia 21/12/2017, às 19h, na Av. Washington Luiz, 140, para debater as medidas que serão tomadas e esclarecer o que a diretoria do Banco vai propor ou não!
Somente após os funcionários do banco e o Sindicato dos Bancários de Santos e Região paralisarem quatro agências do Banco do Brasil (BB), dia 14/12, durante todo o expediente em Peruíbe, Itanhaém e duas em Santos, os representantes da Gepes (Gestão de Pessoas) do BB marcaram uma reunião dia 20, às 11h, para discutir a quebra do acordo com os bancários da Baixada Santista, visando entregar as vagas da região a pessoas indicadas pela diretoria do BB de outras cidades.
O Banco do Brasil (BB) quebrou o Acordo com o Sindicato onde se comprometia a indicar funcionários da região, que haviam perdido seu comissionamento, após a reestruturação em 2016, para vagas abertas na Baixada Santista. De acordo com o diretor do Sindicato e funcionário do BB, André Vasconcelos: o acordo foi ignorado a partir da indicação de funcionários de outras bases para vagas em nossa região.
“Este compromisso valia como garantia para reestruturações e movimentações futuras. Todo funcionário que perdeu o cargo seria priorizado para vaga na mesma função. Na época, muitas bases não se manifestaram sobre o corte de vagas, mas aqui foi diferente e lutamos até o recuo do BB. O Sindicato acompanhou cada movimento de recolocação, que foi cumprido pelo banco até agora”, relembra Eneida Koury, presidente do Sindicato e funcionária do banco.
Em 2018, serão abertas diversas vagas nos escritórios denominados: Exclusivo e PJ. Porém, o compromisso está sendo quebrado pela Diretoria Sudeste que impõe uma nova regra: para concorrer a um cargo de gerente exige a lateralidade, ou seja, tem que ser gerente excluindo a ascensão de quem perdeu o comissionamento ou mesmo de quem nunca teve cargo em comissão. Ou ainda pior, ser descendente, as pessoas podem perder seus cargos. Com isso, o banco retira a oportunidade de quem perdeu ou não seu cargo e poderão existir indicações de todos os locais do Brasil, para vagas abertas na região.
A diretoria do Sindicato reafirma a convocação todos os bancários do BB da Baixada Santista para reunião dia 21/12/2017, às 19h, na Av. Washington Luiz, 140, para debater as medidas que serão tomadas sobre a proposta ou não da Gepes!
>> Cadastre-se no whatsapp do Sindicato: clique aqui (pelo celular) e informe banco onde trabalha e seu nome.
Crédito: Fernando Diegues
Fonte: Comunicação do SEEB de Santos e Região
Escrito por: Gustavo Mesquita