Um dia após bancários de todo o país terem aprovado a greve e rejeitado a proposta dos banqueiros, que incluía um reajuste salarial de apenas 7,8%, a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) foi à mesa de negociação na última sexta-feira, 23, com uma nova proposta de apenas 8% de reajuste sobre salários e demais verbas. Com essa nova proposta, alguns benefícios tiveram aumentos em centavos, como é o caso do tíquete e da cesta-alimentação. Novamente os banqueiros ignoraram a pauta social e demais reivindicações dos bancários.
“Os bancos estão brincando de negociar com a categoria, da mesma forma que tratam com descaso a população, com juros extorsivos e tarifas absurdas. Isso nos dá mais disposição para ir à greve”, afirmou Idelmar Casagrande, representante da Intersindical no Comando Nacional dos Bancários.
“É muito importante a presença de toda a categoria na assembleia de hoje, para organizar a greve e lutar por melhores salários, condições de trabalho e direitos, que estão sendo seriamente ameaçados pelos banqueiros”, afirma Ricardo Saraiva Big, presidente do Sindicato dos Bancários de Santos e Região.
Em reunião após a negociação com a Fenaban, o Comando reafirmou a orientação de greve nacional a partir do dia 27 de setembro.
Hoje às 19 horas, na Sede Ampliada do Sindicato dos Bancários de Santos e Região (Avenida Washington Luiz, 140 – Santos), os bancários da baixada santista realizam assembleia para organizar o movimento grevista.
Fonte: contraf