fbpx
Início Notícias Bancos vão na contramão do mercado e continuam demitindo
Notícias

Bancos vão na contramão do mercado e continuam demitindo

22 de agosto de 2024

A Pesquisa do Emprego Bancário de agosto, elaborada pelo Dieese com base nos dados do Novo Caged, mostra que o setor eliminou 482 postos de trabalho em junho. Entre janeiro e junho de 2024, o saldo de emprego bancário (resultado das contratações, menos as demissões) é negativo em 1.020. Em 12 meses, a redução é ainda maior, chegando a 2.352 postos de trabalho bancário a menos.
 

O mercado de trabalho formal como um todo segue em sentido inverso, tendo criado 201.705 postos de trabalho em junho. Quando considerado o primeiro semestre de 2024, o número de novas vagas no país chega a 1,3 milhão, o que fez com que o Brasil registrasse, entre abril e junho de 2024, uma taxa de desocupação de 6,9% (7,5 milhões de desempregados), a menor desde junho de 2014.

Movimentação do emprego bancário

A redução de postos de trabalho no setor bancário poderia ser ainda pior, se não fosse a abertura de vagas de Escriturário, via contratação do Banco do Brasil, no primeiro bimestre (+ 941 vagas). Nos meses seguintes, março até junho, foram extintas 1.961 vagas. “Neste sentido, apesar de não ser possível estabelecer dados precisos, o saldo negativo pode ser atribuído, especialmente, aos bancos privados”, observa o Dieese na pesquisa.
 

A entidade ressalta ainda que “a movimentação do emprego, segundo CNAE, mostra a concentração do saldo negativo nos Bancos Múltiplos com Carteira Comercial, que em 12 meses extinguiram 3.176 empregos bancários, reforçando a hipótese que os bancos privados são os responsáveis pelo fechamento de vagas no setor.”
 

Dados por estado, gênero e faixa etária

No semestre, 10 estados apresentaram saldo positivo, sendo o Rio Grande do Sul responsável pela abertura de 132 postos. Contudo, 16 estados acusaram fechamento de vagas. São Paulo é responsável pelo maior número de eliminação de postos de trabalho bancário (-480 vagas), seguido por Rio de Janeiro (-404) e Paraná (-204).
 

Sobre a distribuição da movimentação do emprego com recorte de gênero, para o primeiro semestre, identifica-se que o saldo negativo ocorreu exclusivamente entre as mulheres. No período, ocorreram 9.229 admissões de mulheres (número 18% inferior ao das contratações de bancários homens) e 10.498 desligamentos de mulheres (5% inferior às demissões dos homens), resultando em saldo negativo de 1.269 vagas. De maneira distinta, o saldo da movimentação para os homens foi positivo em 249 vagas.
 

No que diz respeito às diferentes faixas etárias, é observado que existe a criação de novas vagas para as faixas inferiores, até 29 anos, com ampliação de 4.510 postos de trabalho e eliminação de vagas para as faixas superiores, com fechamento de 5.330 vagas.
 

Mais informações no documento elaborado pelo Dieese.

Compartilhe

Mais resultados...

Generic selectors
Apenas pesquisar exatas
Pesquisar no título
Pesquisar no conteúdo
Post Type Selectors

Receba notícias de interesse da categoria!

Informação confiável é no Sindicato, cadastre-se para receber informações!

O SEEB Santos e Região foi fundado em 11/01/1933. As cidades da base são: Peruíbe, Itanhaém, Mongaguá, Praia Grande, São Vicente, Santos, Cubatão, Guarujá e Bertioga. O Sindicato é filiado à Intersindical e a Federação Sindical Mundial (FSM).

  ACESSAR EMAIL

Fale Conosco

2022 | Permitida a reprodução desde que citada a fonte.

Licença Creative Commons