Ganância

Bancários e clientes explorados pelos bancos

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no WhatsApp
  • Compartilhar no Telegram
  • Compartilhar no Google Plus
  • Compartilhar no Twitter
Bancários e clientes explorados pelos bancos

Os bancos só pensam em dinheiro. Para isso exploram. De um lado, o bancário com metas para vender produto e encher ainda mais os cofres das empresas. Do outro, o cliente explorado até a última ponta pelo sistema financeiro. Muita gente nem sabe quanto paga pelos pacotes e as empresas se aproveitam disso

Em dois anos, os 70 serviços ofertados pelos bancos tiveram aumento médio de 14%, enquanto a inflação foi de 7,5%. Os dados são do Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor). Uma outra informação, do aplicativo de controle de finanças Guiabolso, revela que 45% dos 5,6 milhões de usuários pagaram, em média, R$ 36,88 só para manter a conta em banco.

 

>> Fortaleça suas Lutas, Sindicalize-se!

 

As organizações financeiras não poupam nada. Até as tarifas avulsas tiveram aumento acima do esperado, de 10% a 89%, a depender do serviço. Fazer saque usando o cartão de crédito, por exemplo, saiu de R$ 10,00 para R$ 16,00 no Bradesco. Alta de 60%. O segundo maior banco privado do país é também responsável pelo reajuste mais elevado entre os pacotes. Quem tem o Classic 2 pagava R$ 28,00 em 2017. Agora desembolsa R$ 41,90. Elevação de 50%.

 

Sem regulação para controlar os reajuste, os bancos metem a faca mesmo. Sem pena. O pior é que o cenário não aponta mudanças. Pelo contrário. Com o governo Bolsonaro trabalhando para atender a agenda do sistema financeiro, a perspectiva é de que a exploração piore. Em todos os sentidos.

 

Serviços essenciais


Por enquanto, os brasileiros ainda têm a opção de escapar da extorsão, por meio dos serviços essenciais gratuitos, mas quase ninguém sabe disso e acaba caindo nas armadilhas dos bancos.

 

O levantamento do Guiabolso mostra que 99% dos usuários do app não usam tudo o que está disponível na cesta de produtos. Na verdade, nem precisam. Quer dizer, poderiam economizar. Por ano, o cidadão poderia guardar em média R$ 500,00 somente com o que é gasto em tarifas desnecessárias.

 

Não há saída. Só você pode analisar se paga mais do que deveria e solicitar a redução dos serviços. Para isso, tem de ver direitinho o que realmente precisa e contratar um pacote de tarifas que se ajuste mais ao perfil de consumo. Caso contrário, a exploração vai continuar.

 

>> Sindicato cobra funcionamento da refrigeração nos bancos da região

Fonte Sindicato dos Bancários da Bahia
Postado por Fabiano Couto em Notícias

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no WhatsApp
  • Compartilhar no Telegram
  • Compartilhar no Google Plus
  • Compartilhar no Twitter
[Voltar ao topo]
X

Fale Conosco:

Você pode contar sempre, com o Sindicato, para isso estamos deixando, mais um canal de comunicação, com você. Envie informações, denúncias, ou algo que julgar necessário, para a Luta dos Bancários. Ou ligue para: 0800 771 1920

Atenção: Todas as denúncias feitas ao sindicato são mantidas em sigilo. Dos campos abaixo o único que é obrigatório é o email para que possamos entrar em contato com você. Caso, não queira colocar o seu email pessoal, você pode colocar um email fictício.

Aguarde, enviando contato!