fbpx
Início Notícias Banco do Brasil Correntista não consegue usucapião de valor que apareceu errado em extrato
Banco do Brasil

Correntista não consegue usucapião de valor que apareceu errado em extrato

20 de setembro de 2019

Decisão foi unânime

Por decisão unânime, a 4ª turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) negou pedido de correntista do Banco do Brasil que pretendia ver reconhecido usucapião de dinheiro. O autor recebeu um extrato errado, em 1999, apontando um elevado valor na conta bancária – mais de R$ 170 mil. Após cinco anos, ajuizou ação pedindo o usucapião da quantia.

 

O Banco do Brasil alegou que “o autor nunca teve a disponibilidade da coisa. Nem sequer demonstra sua existência física” e que “considerando-se supostamente que se de fato existiu essa ‘vultosa importância’ certamente constaria no montante totalizado das aplicações em RDB/CDB – existentes na agência em 1999”.

 

O  Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJ/SC) converteu o julgamento em diligência com intimação do Banco Central para informar sobre a existência do valor. Concluiu que “o valor postulado na exordial nunca existiu, que o autor jamais teve a posse sobre a aplicação financeira e, muito menos, exerceu posse pelo lapso aquisitivo que permitia a prescrição aquisitiva por meio da usucapião, porquanto ausentes os requisitos legais”.

 

Contra este acórdão, os recorrentes alegaram que deveria ser reconhecida o usucapião extraordinário, pois presentes todos os seus requisitos legais, quais sejam: existência de coisa móvel, posse e animus domini e prazo da prescrição aquisitiva.

 

Em decisão monocrática, o ministro Antonio Carlos Ferreira, relator, apontou que rever a decisão do Tribunal quanto à necessidade de conversão do julgamento em diligência, bem como a análise do preenchimento dos requisitos da usucapião de bem móvel, demandariam a revisão do contexto fático-probatório dos autos.

 

Em sessão da última terça-feira, 17, a turma acompanhou o relator ao negar provimento ao agravo interno contra esta decisão.  

Fonte: Migalhas.com.br

Compartilhe
Publicado por: SEEB Santos e Região

Mais resultados...

Generic selectors
Apenas pesquisar exatas
Pesquisar no título
Pesquisar no conteúdo
Post Type Selectors

Receba notícias de interesse da categoria!

Informação confiável é no Sindicato, cadastre-se para receber informações!

O SEEB Santos e Região foi fundado em 11/01/1933. As cidades da base são: Peruíbe, Itanhaém, Mongaguá, Praia Grande, São Vicente, Santos, Cubatão, Guarujá e Bertioga. O Sindicato é filiado à Intersindical e a Federação Sindical Mundial (FSM).

  ACESSAR EMAIL

Fale Conosco

2022 | Permitida a reprodução desde que citada a fonte.

Licença Creative Commons