O evento conta com representantes de todo o país para discutir conjuntura política, inteligência artificial, negociações com o Itaú e propostas para a Campanha Nacional dos Bancários
Dirigentes sindicais e representantes dos trabalhadores de diversas regiões do país participam nesta sexta-feira (19) do Encontro Nacional dos Funcionários do Itaú-Unibanco. A atividade integra a preparação da 28ª Conferência Nacional dos Bancários e da Campanha Nacional 2026, e terá como foco a conjuntura política, os impactos da reestruturação do banco e a construção das reivindicações específicas dos funcionários.

A abertura do encontro será realizada às 9h pelos membros da Comissão de Organização dos Empregados (COE) do Itaú-Unibanco. O presidente do Sindicato dos Bancários de Santos e Região, Elcio Quinta, e o secretário Geral-Adjunto, José Augusto Filho (Guto) participam do encontro.
Ultratividade e mobilização
“Vamos debater estratégias e reivindicações para negociar com o banco. Mas será preciso que os colegas estejam mobilizados e fortalecendo o nosso sindicato. Cada ano que passa, a mesa de negociação fica mais dura. É preciso entender que o fim da ULTRATIVIDADE deixou todos nossos direitos e benefícios na mão dos patrões. Eles podem ser extintos dia 31 de agosto, se até lá não tivermos a força necessária para fechar o novo acordo, em nossa data base (01 de setembro). Por isso, é fundamental a mobilização da categoria nas convocações do Sindicato. Já imaginou você sem plano de saúde, vales refeição e alimentação, PLR e mais dezenas de direitos conquistados durante décadas? Fique atento as redes sociais do Sindicato e filie-se o quanto antes em sua defesa”, explica Élcio Quinta, presidente do Sindicato de Santos e Região e bancário do Itaú.
Economista do Dieese
A economista do Dieese Cátia Uehara e a assessora jurídica do Sindicato de São Paulo, Osasco e Região, Cynthia Lemos Valente, abordarão a atual situação do Itaú-Unibanco, os impactos da reestruturação promovida pelo banco e os reflexos da inteligência artificial sobre o trabalho bancário.
A programação prevê ainda informes da COE sobre o cenário das negociações com os representantes do banco e a apresentação das propostas aprovadas nos encontros estaduais e regionais, que servirão de base para a construção da pauta nacional da categoria.
O encontro tem também o objetivo de fortalecer a unidade da categoria em torno da Campanha Nacional dos Bancários.
No evento, a inteligência artificial e novas formas de organização do trabalho serão debatidos sempre acompanhado da defesa do emprego e da qualidade de vida dos bancários.
O Encontro Nacional dos Funcionários do Itaú-Unibanco integra o calendário preparatório da Campanha Nacional dos Bancários 2026 e contribuirá para a construção das propostas que serão levadas à Conferência Nacional da categoria.