Início Notícias Banco do Brasil Sindicato pressiona e BB retoma substituições temporárias
Banco do Brasil

Sindicato pressiona e BB retoma substituições temporárias

30 de outubro de 2025

Diante da pressão do movimento sindical e da mobilização dos funcionários em todo o país, o Banco do Brasil informou, em reunião realizada no final da tarde de quarta-feira (29), que as substituições temporárias voltarão a ser autorizadas a partir de novembro. A decisão representa uma importante vitória do Dia Nacional de Luta, realizado em 22 de outubro.

O movimento sindical pressionava a direção do BB desde que o banco comunicou, no início de outubro, a proibição de os gerentes da rede acionarem a substituição temporária nos meses de novembro e dezembro — medida que, na prática, impedia a designação de funcionários para cobrir colegas em férias, abonos ou licenças médicas.

Em 2023, o retorno das substituições foi celebrado como uma conquista histórica da categoria, fruto de anos de luta. Por isso, a decisão do banco de suspender novamente o mecanismo gerou grande indignação entre os trabalhadores, que a consideraram um retrocesso. A justificativa do BB foi a necessidade de “controle e racionalização das despesas administrativas”.

Com a mobilização e o diálogo conduzido pela Comissão de Empresa dos Funcionários do Banco do Brasil (CEBB), o banco reverteu a orientação e confirmou a retomada das substituições já em novembro. Quanto a dezembro, a instituição afirmou que nunca houve previsão de substituições para esse mês. No entanto, o tema permanecerá como uma reivindicação da representação dos trabalhadores.

O Banco do Brasil também negou qualquer orientação para impedir que os funcionários tirem férias. Portanto, os funcionários que cancelaram as férias em novembro poderão voltar a agendá-las. “Caso tenham algum problema procurem o Sindicato”, alerta André Elias, funcionário do BB e dirigente sindical dos Bancários de Santos e Região.


Os sindicatos cobraram o agendamento de uma mesa de negociação para tratar com seriedade as metas no BB, que hoje são o maior problema relatado pelos trabalhadores. “As metas cada vez mais agressivas estão adoecendo os trabalhadores e tornando o ambiente de trabalho nocivo à saúde psicológica”, finaliza André Elias.

Também foram levantadas as pautas da manutenção da jornada de trabalho de 6 horas, da volta da ajuda de custo de deslocamento para as PSOs e da retomada do debate de custeio da Cassi.

Compartilhe

Mais resultados...

Generic selectors
Apenas pesquisar exatas
Pesquisar no título
Pesquisar no conteúdo
Post Type Selectors

Receba notícias de interesse da categoria!

Informação confiável é no Sindicato, cadastre-se para receber informações!

O SEEB Santos e Região foi fundado em 11/01/1933. As cidades da base são: Peruíbe, Itanhaém, Mongaguá, Praia Grande, São Vicente, Santos, Cubatão, Guarujá e Bertioga. O Sindicato é filiado à Intersindical e a Federação Sindical Mundial (FSM).

 Política de Privacidade

  ACESSAR EMAIL

Fale Conosco