Início Notícias Itaú Itaú demite cerca de 1 mil, em São Paulo/SP
Itaú

Itaú demite cerca de 1 mil, em São Paulo/SP

SEEB Catanduva

9 de setembro de 2025

O Itaú Unibanco demitiu, ontem segunda-feira 8, cerca de mil bancários e bancárias do Centro Tecnológico (CT), CEIC e Faria Lima, que trabalhavam em regime híbrido ou integralmente remoto.

Lucro com desemprego e metas desumanas

“O banco totaliza lucro de 22,6 bilhões no 1º semestre de 2025. E acumula milhares de demissões e fechamento de agências. Contribuindo para o desemprego e na contramão da economia brasileira. As demissões tornam-se estratégia para lucrar mais e mais. Os bancários que sobram acumulam funções, são massacrados por metas desumanas e contraem doenças psicológicas. Este tipo de gerenciamento é brutal para os trabalhadores e vamos continuar conscientizando a sociedade e os clientes. A luta continua”, afirma Elcio Quinta, presidente do Sindicato dos Bancários de Santos e Região e funcionário do Itaú.

Leia abaixo, na íntegra, a nota à imprensa do Sindicato dos Bancários de São Paulo.

Nota à imprensa sobre as demissões do banco Itaú

O Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região repudia as demissões de funcionários no banco Itaú realizadas nesta segunda-feira 8.

Apenas no último semestre, o Itaú obteve lucro superior a R$ 22,6 bilhões, com rentabilidade em alta, consolidando-se como o maior banco do país em ativos. É inaceitável que uma instituição que registra lucros bilionários promova demissões em massa sob a justificativa de “produtividade”. Os avanços tecnológicos e os ganhos decorrentes da digitalização poderiam ser revertidos em melhores condições de trabalho e em emprego decente. No entanto, enquanto os trabalhadores são sacrificados, os acionistas seguem acumulando ganhos recordes.

O movimento sindical bancário não foi procurado para discutir alternativas de recolocação desses funcionários em outras áreas. O Sindicato seguirá cobrando do Itaú responsabilidade social, diálogo e compromisso com os trabalhadores e vai intensificar os protestos contra as demissões.

Compartilhe

Mais resultados...

Generic selectors
Apenas pesquisar exatas
Pesquisar no título
Pesquisar no conteúdo
Post Type Selectors

Receba notícias de interesse da categoria!

Informação confiável é no Sindicato, cadastre-se para receber informações!

O SEEB Santos e Região foi fundado em 11/01/1933. As cidades da base são: Peruíbe, Itanhaém, Mongaguá, Praia Grande, São Vicente, Santos, Cubatão, Guarujá e Bertioga. O Sindicato é filiado à Intersindical e a Federação Sindical Mundial (FSM).

 Política de Privacidade

  ACESSAR EMAIL

Fale Conosco