fbpx
Início Notícias Câmara aprova aumento de pena para feminicídio
Notícias

Câmara aprova aumento de pena para feminicídio

Sindsaúde/Criciúma

13 de setembro de 2024

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (11) o aumento de pena para o crime de feminicídio, que passou de 12 a 30 anos para 20 a 40 anos de reclusão. A matéria agora segue para sanção do presidente Lula.

O projeto de lei nº 4266/23, de autoria da senadora Margareth Buzetti (PSD-MT) e relatado pela deputada Gisela Simona (União-MT), altera o Código Penal, a Lei de Contravenções Penais, a Lei de Execução Penal, a Lei de Crimes Hediondos e a Lei Maria da Penha.

Segundo dados do Anuário da Segurança Pública, em 2023, o Brasil registrou 245.713 casos de agressão por violência doméstica, 613.529 ameaças e quase 900 mil chamados ao número de emergência 190. Foram concedidas 445.456 medidas protetivas de urgência e registrados 1.437 feminicídios, um aumento de 6,1% em relação a 2022. Além disso, as tentativas de feminicídio cresceram 16,9%.

O feminicídio, que é o assassinato de uma mulher em razão de seu gênero, foi tipificado no Brasil em 2015 pela Lei nº 13.104, que qualificou o homicídio cometido por violência de gênero, menosprezo ou discriminação contra a mulher.

A aprovação do aumento da pena ocorre no ano em que a Lei Maria da Penha completa 18 anos. Criada em homenagem à biofarmacêutica Maria da Penha Maia Fernandes, a lei foi inspirada na sua longa luta por justiça após sobreviver a duas tentativas de assassinato cometidas por seu então marido. O caso ganhou repercussão internacional e levou à condenação do Brasil pela OEA, resultando na sanção da lei em 2006, que trouxe inovações importantes na proteção das mulheres.

Compartilhe

Mais resultados...

Generic selectors
Apenas pesquisar exatas
Pesquisar no título
Pesquisar no conteúdo
Post Type Selectors

Receba notícias de interesse da categoria!

Informação confiável é no Sindicato, cadastre-se para receber informações!

O SEEB Santos e Região foi fundado em 11/01/1933. As cidades da base são: Peruíbe, Itanhaém, Mongaguá, Praia Grande, São Vicente, Santos, Cubatão, Guarujá e Bertioga. O Sindicato é filiado à Intersindical e a Federação Sindical Mundial (FSM).

  ACESSAR EMAIL

Fale Conosco

2022 | Permitida a reprodução desde que citada a fonte.

Licença Creative Commons