fbpx
Início Notícias Pente-fino no BPC: saiba se é preciso atualizar cadastro no INSS
Notícias

Pente-fino no BPC: saiba se é preciso atualizar cadastro no INSS

13 de agosto de 2024

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começou a convocar as pessoas que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e precisam se inscrever ou atualizar os dados. A medida faz parte de um pente-fino do governo federal.

Segundo as regras recém-publicadas, aqueles que recebem o BPC, não estão inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) e não atualizaram o cadastro no INSS nos últimos quatro anos terão que fazer a atualização de dados: em 45 dias, se morarem em uma cidade de até 50 mil habitantes; em 90 dias, se morarem em cidades maiores.

Pente-fino

Para saber se terão que se inscrever ou atualizar o CadÚnico, as pessoas podem acessar o aplicativo ou o site “Meu INSS”. Para a consulta, não são necessários login e senha: basta usar o número do CPF.

Caso a pessoa do CPF informado precise atualizar o cadastro para manter o BPC, ela será orientada a procurar o Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) do município de residência.

Golpes

O INSS começou, em 1º de agosto, a enviar mensagens “push” pelo app “Meu INSS” para os beneficiários do BPC que não estão inscritos no CadÚnico.

O contato também está sendo feito por meio de carta pelos Correios, pela rede bancária (no extrato do pagamento), por SMS ou ligação da central de atendimento, pelo número (11) 2135-0135.

O órgão alerta, no entanto, que não pede dados nem biometria facial para os beneficiários do BPC. O Instituto apenas encaminha a pessoa a comparecer ao CRAS.

O INSS orienta que os beneficiários verifiquem com frequência se o CPF está na lista de necessidade de atualização de cadastro.

Bloqueio

Caso o beneficiário não compareça para atualização dos dados, o crédito do pagamento será bloqueado em 30 dias a contar do envio da notificação. Segundo o INSS, no entanto, só serão suspensos os benefícios que tiverem o recebimento do aviso comprovado.

O beneficiário pode realizar a inclusão ou atualização no Cadastro Único até o final do prazo de suspensão, sem que haja prejuízo no pagamento do benefício.

“Conforme as regras, caso o beneficiário não realize a inclusão ou atualização cadastral, a suspensão terá efeitos a partir do pagamento do mês subsequente ao final dos prazos estabelecidos (45 e 90 dias)”, informou o INSS.

Os beneficiários do BPC para pessoas com deficiência não serão chamados para passar por perícia médica neste ano. Aqueles que recebem o benefício por incapacidade de longa duração terão que fazer a perícia, além de apresentar os documentos atualizados.

Compartilhe

Mais resultados...

Generic selectors
Apenas pesquisar exatas
Pesquisar no título
Pesquisar no conteúdo
Post Type Selectors

Receba notícias de interesse da categoria!

Informação confiável é no Sindicato, cadastre-se para receber informações!

O SEEB Santos e Região foi fundado em 11/01/1933. As cidades da base são: Peruíbe, Itanhaém, Mongaguá, Praia Grande, São Vicente, Santos, Cubatão, Guarujá e Bertioga. O Sindicato é filiado à Intersindical e a Federação Sindical Mundial (FSM).

  ACESSAR EMAIL

Fale Conosco