Fukunaga é sindicalista e tem o compromisso de defender os bancos públicos
O Banco do Brasil (BB) indicou João Luiz Fukunaga para presidir a Caixa de Previdência dos Funcionários do Banco do Brasil – Previ, o maior fundo de pensão da América Latina. Diretor do Sindicato de São Paulo e ex-coordenador nacional da Comissão de Empresa dos Funcionários do BB, Fukunaga vai substituir Daniel Stieler, que se aposentou. Seu mandato vai até 31 de maio de 2026.
O novo presidente tomou posse no cargo na última sexta-feira (24/3), em cerimônia na sede da instituição, no Rio de Janeiro. O auditório estava lotado, entre outros, por associados, a presidente do BB Tarciana Medeiros, ex-presidentes da Previ, como Sérgio Rosa, a representante eleita dos funcionários no Conselho de Administração do BB, Kelly Quirino.
Valorização das mulheres
Fukunaga fez um discurso que valorizou as mulheres na presença de Tarciana, primeira mulher à frente do BB, e apontou para a marca da nova gestão: “Queremos estar mais próximos de nossos associados. Queremos ir além do pagamento de benefícios. Vamos crescer com sustentabilidade”, afirmou.
Tarciana Medeiros parabenizou o novo presidente e se emocionou. “Ter João à frente deste fundo é a garantia de sucesso”. Sergio Rosa, ex-presidente da Previ, desejou sucesso e valorizou características de Fukunaga para a função: capacidade de articular, negociar e dialogar com todos os segmentos, para ajudar a fortalecer ainda mais a instituição.
Reivindicações
“Agora esperamos que algumas das reivindicações dos funcionários sejam contempladas como: Intensificar a divulgação do Previ Família; Avançar para nova redução da taxa de carregamento; Continuar aplicando taxas mais baixas no empréstimo simples e no financiamento imobiliário; Conceder aos funcionários dos bancos incorporados (Economus), os mesmos benefícios do Previ Futuro, entre outras aprovadas durante o 33º Congresso Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil, realizado em junho de 2022″, destaca Eneida koury, funcionária do BB e secretária de Finanças do Sindicato dos Bancários de Santos e Região.