Serviço de atendimento telefônico tem como objetivo acolher os relatos acerca da violência de gênero em suas diversas formas. Central funciona 24 horas por dia e em todos os dias da semana.
Na semana em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, movimentos e organizações sociais ressaltam a importância de ações e políticas públicas de enfrentamento à violência de gênero. A data é simbólica e se transformou num importante espaço de luta contra as opressões. No entanto, as denúncias podem e devem ser feitas durante todo o ano.
Atualmente existe o “Ligue 180”, que é um serviço de atendimento telefônico que tem como objetivo acolher os relatos acerca da violência de gênero em suas diversas formas. A Central de Atendimento à Mulher não é um disque denúncia.
O serviço presta seu atendimento com foco no acolhimento, orientação e encaminhamento para os diversos serviços da Rede de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres em todo o Brasil. Nesse caso, a ligação para o ligue 180 não leva de imediato a instauração de um processo investigatório.
Qualquer pessoa que esteja no território nacional pode ligar para a central, inclusive aqueles que desejam relatar situação de violência vivida por algum conhecido. O serviço também atende e fornece informações para casos de tráfico de mulheres.
Para entrar em contato com a Central de Atendimento à Mulher, basta ligar 180. A ligação é gratuita, e pode ser feita por qualquer telefone, seja ele móvel ou fixo, particular ou público.
O serviço funciona 24 horas por dia e em todos os dias da semana. Inclusive, aos finais de semana e feriados.
Fonte: Radioagência NP