Mudanças afetam funcionamento de bancos, correios e bolsa brasileira
Nesta semana os brasileiros poderão aproveitar um feriadão. Segundo o calendário divulgado pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) sobre os feriados e pontos facultativos de 2025, tanto o dia 18 de abril, Paixão de Cristo, como o dia 21, Tiradentes, são feriados nacionais. Por isso, a população deve ficar atenta já que serviços como bancos e correios sofrem alteração no horário de funcionamento.
Bancos
Os bancos também não abrirão para atendimento ao público nos dias 18 e 21. As compensações bancárias não serão efetivadas nessas datas, incluindo a TED. Já o PIX, que funciona 24 horas todos os dias e feriados, pode ser feito normalmente.
Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), boletos de cobrança e contas de consumo (água, energia, telefone, entre outros) com vencimento nos dias em que não há compensação bancária poderão ser pagos, sem acréscimo, no próximo dia útil – dia 22 de abril, nas localidades onde não há feriado. O sábado não é considerado dia útil e, por essa razão, não há liquidação financeira.
Já no caso dos tributos e impostos, caso vençam nos dias em que não há compensação bancária, é necessário que o pagamento seja antecipado, para evitar a incidência de juros e multa. Boletos bancários de clientes cadastrados como sacados eletrônicos podem ser pagos via DDA (Débito Direto Autorizado).
Ainda de acordo com a Febraban, na terça-feira (22) o atendimento ao público segue normalmente nas localidades onde não há feriado estadual ou municipal ou há ponto facultativo.
Correios
As agências dos Correios não funcionam nos feriados. No dia 17 (quinta-feira) o atendimento não sofre alteração, e no sábado (19), haverá o funcionamento das agências que atendem normalmente aos sábados. Nestes dias, também serão realizadas atividades de entrega. Os endereços e horários de cada agência podem ser consultados pelo site dos Correios.
CVM
A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) também não terá expediente nos dias 18 e 21, em razão da sexta-feira da Paixão e do feriado de Tiradentes, respectivamente. Já no dia 23, em razão do feriado estadual de São Jorge no Rio de Janeiro, não haverá expediente na CVM-RJ. No dia 22 (terça-feira), o expediente será normal na CVM, sendo remoto na CVM-RJ.
INSS
As agências do INSS também não vão ter atendimento ao público na sexta e na segunda. Nesses dias, também não haverá o atendimento humano da Central Telefônica 135. Esse atendimento acontece normalmente no próximo sábado (19), das 7h às 22h. Já o atendimento eletrônico é realizado 24 horas por dia, inclusive aos sábados, domingos e feriados.
Segundo o INSS, a qualquer momento, é possível solicitar benefícios e serviços pelo Meu INSS (aplicativo para celular ou site gov.br/meuinss), além de obter diversos comprovantes. A maior parte das solicitações pode ser resolvida pelo Meu INSS sem a necessidade de ir a uma agência da Previdência.