fbpx
Início Notícias Caixa Econômica Federal TRT julga ação de contratação de PCDs na Caixa
Caixa Econômica Federal

TRT julga ação de contratação de PCDs na Caixa

23 de abril de 2019

Caixa não possui cota mínima de pessoas com deficiência em seu quadro funcional

O Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 10ª Região julga, na quarta-feira (24), a Ação Civil Pública (ACP) que exige a contratação de pessoas com deficiência (PCDs) pela Caixa Econômica Federal para que o banco se enquadre ao que determina a Lei 8.213/91.

 

A lei determina que, em empresas com mais de 1.000 empregados, 5% do quadro funcional seja de pessoas com deficiência ou reabilitados. A Contraf e a Fenae são assistentes da ação.

 

O banco foi condenado em Primeira Instância em agosto de 2017 a cumprir a referida norma, além de pagar indenização de R$ 1 milhão por danos morais coletivos. O processo volta a julgamento em segunda instância após suspensão. Se a condenação for confirmada, o banco deverá contratar pessoas com deficiência aprovadas no concurso público de 2014.

 

Dados da própria Caixa mostram que o banco tem apenas 1,42% de trabalhadores com deficiência. Isso é menos do que 1/3 do exigido pela lei. O banco precisa contratar cerca de 3.500 pessoas com deficiência para cumprir o percentual mínimo.

 

Segundo dados da Fenae, entre os aprovados do concurso de 2014, quase três mil são PCDs.

 

Na sentença de 2017, a juíza Maria Socorro Lobo destacou que a Caixa, enquanto se recusa a contratar concursados, adota a terceirização e fomenta a precarização das relações de emprego. “A seara trilhada por candidatos portadores de deficiência na busca pela contratação em tempos de raras ofertas de empregos é árdua, e quando uma instituição abre o certame provoca em tais pessoas a esperança de ter um emprego”, fundamentou.

 

Acompanhe as novidades da categoria seguindo nossos canais de comunicação do Sindicato: o facebookwhatsappinstagram e twitter.  Fortaleça as lutas da categoria se sindicalizando.

Fonte: Contraf

Compartilhe

Mais resultados...

Generic selectors
Apenas pesquisar exatas
Pesquisar no título
Pesquisar no conteúdo
Post Type Selectors

Receba notícias de interesse da categoria!

Informação confiável é no Sindicato, cadastre-se para receber informações!

O SEEB Santos e Região foi fundado em 11/01/1933. As cidades da base são: Peruíbe, Itanhaém, Mongaguá, Praia Grande, São Vicente, Santos, Cubatão, Guarujá e Bertioga. O Sindicato é filiado à Intersindical e a Federação Sindical Mundial (FSM).

  ACESSAR EMAIL

Fale Conosco

2022 | Permitida a reprodução desde que citada a fonte.

Licença Creative Commons