Também chamado de Transtorno Maníaco-Depressivo ou Bipolaridade, é um transtorno mental caracterizado principalmente pela brusca mudança de humor.
Quando uma pessoa é bipolar, ela possui basicamente duas fases características de humor: a maníaca e a depressiva.
# Fortaleça suas lutas, SINDICALIZE-SE!
Na maníaca, o indivíduo fica eufórico e feliz, com os ânimos lá em cima e uma energia inesgotável. Na depressiva, ocorre exatamente o contrário: ele possui sentimentos de desesperança, desânimo, tristeza profunda, e muitas vezes mal consegue sair da cama.
Em alguns casos específicos, as duas fases se intercalam, o que é chamado de estado misto.
Com relação à frequência e intensidade de suas fases, o transtorno bipolar pode ser classificado em dois tipos:
Tipo I – períodos com uma fase depressiva pesada e alguns episódios maníacos;
Tipo II – uma constante maior de hipomania (um tipo de fase maníaca menos intensa) em conjunto com algumas crises depressivas.
Existe ainda um tipo chamado de Ciclotimia, que é mais raro e pode ser diagnosticado erroneamente como depressão. Ele é caracterizado pela oscilação entre a mania menos intensa e a depressão mais leve.
Veja 7 sinais de que você pode ter Transtorno Bipolar
Animação abundante (fase maníaca)
Aqui você não vê nada de errado ao seu redor. Sua energia e ânimo estão muito altos, não há nada que possa te derrubar. Você se sente tão bem e cheio de vida que até notícias ruins lhe passam despercebidas.
Inexistência de medo (fase maníaca)
Você se coloca em situações de risco e muito perigosas porque está em busca de algo que faça seu sangue ferver e sua adrenalina disparar. Tem a sensação de ser invencível e de estar acima de qualquer ameaça.
Explosões de raiva (fase maníaca)
Está tudo alegre e animado até que de repente você sente uma fúria enorme vindo de dentro e acaba explodindo de raiva, xingando, ofendendo, atirando coisas e às vezes até usando a violência contra outras pessoas.
De repente essa sensação vai embora tão rápido quanto chegou e você retorna ao seu estado original.
Tristeza intensa (fase depressiva)
Uma grande sensação de desânimo e de falta de esperança toma conta de você. É difícil se mexer, comer e falar. Isso pode acontecer de repente e independente do ambiente estar feliz ou não.
Sentimento de incapacidade e inutilidade (fase depressiva)
Não importa a quantidade de coisas boas que você faça ou a quantidade de pessoas que te amam e apoiam. Você sente que nada disso é verdade. Na sua cabeça, você não serve para nada e é incapaz de realizar qualquer coisa na vida.
Problemas de memória e de concentração (fase depressiva)
Você vai mal no trabalho ou na escola porque não consegue realizar as tarefas necessárias. Vive se esquecendo de fazer algo e acha realmente muito difícil prestar atenção em coisas que antes lhe eram simples.
Pensamentos suicidas (fase depressiva)
Infelizmente, pensamentos e ideias suicidas são muito comuns em quem está passando pelo período depressivo. Automutilação também é um sinal muito forte de que você precisa de ajuda urgentemente.
Lembre-se de que sua vida é importante e única. Pode parecer que as coisas não vão melhorar agora, mas o futuro carrega muitas possibilidades e elas vão melhorar sim. Não desista de si mesmo.
Vale lembrar que o auto-diagnóstico nunca é recomendado. Se você se identificou com alguns dos sinais acima, busque um psiquiatra ou psicólogo imediatamente.
# Exercícios físicos ajudam na prevenção à depressão
Fonte: Clínica Prisma