Saúde

Transtorno Bipolar: 7 sinais de que você pode ser bipolar

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no WhatsApp
  • Compartilhar no Telegram
  • Compartilhar no Twitter
Transtorno Bipolar: 7 sinais de que você pode ser bipolar

Também chamado de Transtorno Maníaco-Depressivo ou Bipolaridade, é um transtorno mental caracterizado principalmente pela brusca mudança de humor.

Quando uma pessoa é bipolar, ela possui basicamente duas fases características de humor: a maníaca e a depressiva.

 

# Fortaleça suas lutas, SINDICALIZE-SE!

 

Na maníaca, o indivíduo fica eufórico e feliz, com os ânimos lá em cima e uma energia inesgotável. Na depressiva, ocorre exatamente o contrário: ele possui sentimentos de desesperança, desânimo, tristeza profunda, e muitas vezes mal consegue sair da cama.

 

Em alguns casos específicos, as duas fases se intercalam, o que é chamado de estado misto.

 

Com relação à frequência e intensidade de suas fases, o transtorno bipolar pode ser classificado em dois tipos:

 

Tipo I – períodos com uma fase depressiva pesada e alguns episódios maníacos;


Tipo II – uma constante maior de hipomania (um tipo de fase maníaca menos intensa) em conjunto com algumas crises depressivas.


Existe ainda um tipo chamado de Ciclotimia, que é mais raro e pode ser diagnosticado erroneamente como depressão. Ele é caracterizado pela oscilação entre a mania menos intensa e a depressão mais leve.

 

Veja 7 sinais de que você pode ter Transtorno Bipolar

 

Animação abundante (fase maníaca)


Aqui você não vê nada de errado ao seu redor. Sua energia e ânimo estão muito altos, não há nada que possa te derrubar. Você se sente tão bem e cheio de vida que até notícias ruins lhe passam despercebidas.

 

Inexistência de medo (fase maníaca)


Você se coloca em situações de risco e muito perigosas porque está em busca de algo que faça seu sangue ferver e sua adrenalina disparar. Tem a sensação de ser invencível e de estar acima de qualquer ameaça.

 

Explosões de raiva (fase maníaca)


Está tudo alegre e animado até que de repente você sente uma fúria enorme vindo de dentro e acaba explodindo de raiva, xingando, ofendendo, atirando coisas e às vezes até usando a violência contra outras pessoas.

 

De repente essa sensação vai embora tão rápido quanto chegou e você retorna ao seu estado original.

 

Tristeza intensa (fase depressiva)


Uma grande sensação de desânimo e de falta de esperança toma conta de você. É difícil se mexer, comer e falar. Isso pode acontecer de repente e independente do ambiente estar feliz ou não.

 

Sentimento de incapacidade e inutilidade (fase depressiva)


Não importa a quantidade de coisas boas que você faça ou a quantidade de pessoas que te amam e apoiam. Você sente que nada disso é verdade. Na sua cabeça, você não serve para nada e é incapaz de realizar qualquer coisa na vida.

 

Problemas de memória e de concentração (fase depressiva)


Você vai mal no trabalho ou na escola porque não consegue realizar as tarefas necessárias. Vive se esquecendo de fazer algo e acha realmente muito difícil prestar atenção em coisas que antes lhe eram simples.

 

Pensamentos suicidas (fase depressiva)


Infelizmente, pensamentos e ideias suicidas são muito comuns em quem está passando pelo período depressivo. Automutilação também é um sinal muito forte de que você precisa de ajuda urgentemente.

 

Lembre-se de que sua vida é importante e única. Pode parecer que as coisas não vão melhorar agora, mas o futuro carrega muitas possibilidades e elas vão melhorar sim. Não desista de si mesmo.

 

Vale lembrar que o auto-diagnóstico nunca é recomendado. Se você se identificou com alguns dos sinais acima, busque um psiquiatra ou psicólogo imediatamente.

 

# Exercícios físicos ajudam na prevenção à depressão

 

Fonte Clínica Prisma
Postado por Fabiano Couto em Notícias

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no WhatsApp
  • Compartilhar no Telegram
  • Compartilhar no Twitter
[Voltar ao topo]
X

Fale Conosco:

Você pode contar sempre, com o Sindicato, para isso estamos deixando, mais um canal de comunicação, com você. Envie informações, denúncias, ou algo que julgar necessário, para a Luta dos Bancários. Ou ligue para: 0800 771 1920

Atenção: Todas as denúncias feitas ao sindicato são mantidas em sigilo. Dos campos abaixo o único que é obrigatório é o email para que possamos entrar em contato com você. Caso, não queira colocar o seu email pessoal, você pode colocar um email fictício.

Aguarde, enviando contato!