Entidades sindicais, inclusive o Sindicato dos Bancários de Santos e Região, exigem respeito aos aposentados, diante de decisão do Santander de atacar fundo de pensão, com a retirada de patrocínio e transferência de gestão
Associadas e associados do Fundo Banespa de Seguridade Social (Banesprev) e o movimento sindical bancário realizaram, na manhã desta sexta-feira (28), um tuitaço para denunciar a decisão do banco espanhol de retirar o patrocínio da entidade.
Todos exigem que o Santander não retire o patrocínio dos planos I e II, Sanprev I, Caciban, DCA e DAB, e que não faça a transferência de gestão dos planos X e Pré-75 para o Santanderprevi. Para garantir a segurança e tranquilidade na aposentadoria dos banespianos.
Durante os protestos nas redes sociais, que começou às 9h, a hashtag #SantanderAtacaAposentados chegou a ficar na 15ª colocação dos assuntos mais comentados do momento, na plataforma Twitter.
O que significa retirada de patrocínio
O Santander quer deixar de contribuir para os planos de benefícios. Vai ocorrer a quebra do mutualismo e o encerramento dos benefícios vitalícios.