Campanha Menos Metas, Mais Saúde denunciou o aumento do número de adoecimentos gerado pela pressão das metas
O movimento sindical bancário e a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) fazem, no próximo dia 23/01, a primeira reunião do ano para tratar de temas ligados à saúde, como prevenção do assédio moral, do adoecimento psíquico e a emissão de CATs (Comunicação de Acidentes de Trabalho) todos os assuntos interligados.
Além de prevenção de conflitos, o aditivo da cláusula 61 da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), trata dos canais de denúncia. Será discutido, ainda, o Programa de Controle Médico em Saúde Ocupacional (PCMSO); a emissão de CAT (Comunicação de Acidente de Trabalho) e a saúde mental dos bancários, tudo com a participação de representantes dos bancários..
Cláusula 61
Na última reunião, realizada no dia 24 de novembro de 2023, Banco do Brasil, Bradesco, Caixa, Citibank, Itaú e Santander assinaram o aditivo da cláusula 61. Na ocasião, também foi anunciada a assinatura do aditivo pelos bancos Votorantim e Safra, que não estavam presentes. As entidades financeiras se comprometeram a discutir, no próximo encontro, pontos para aperfeiçoamento da cláusula, assim como a avaliação semestral do número de denúncias.
O aditivo da cláusula 61 da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) – trata da prevenção de conflitos no local de trabalho e dos canais de denúncia, o adoecimento e o índice de suicídios na categoria, entre outros temas.
Os representantes dos bancários reforçaram a cobrança pela apresentação dos números de adoecimento da categoria, por meio do relatório do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO), previsto na NR-7.
Na ocasião também foi definida a realização, pelas entidades representativas dos bancários e Fenaban, de um seminário para abordar o tema do suicídio e debater estratégias para sua prevenção. Com números relacionados à população em geral, os bancos enfatizaram que causas multifatoriais são as principais responsáveis pelos casos.