fbpx
Início Notícias Santander Sindicatos cobram do Santander postura anunciada nas propagandas
Santander

Sindicatos cobram do Santander postura anunciada nas propagandas

10 de maio de 2023

Campanha publicitária do banco espanhol para o Dia das Mães promete ação que não é vista na relação com suas funcionárias

Movimento sindical se reúne com a direção do Santander, no dia 22 de maio, para debater igualdade de oportunidades entre homens e mulheres. A reunião ganhou ainda mais importância após a divulgação de campanha publicitária do banco para o Dia das Mães.

O Santander informa um dado PNAD Contínua de que as mulheres têm renda mensal 21% menor do que os homens. Por esta razão, o banco informa que vai conceder para as mulheres desconto na mesma porcentagem em produtos bancários como seguro de vida, parcelamento de fatura e anuidade de cartões. No vídeo não fica claro o período do desconto.

“Na contramão do que propaga nas mídias tentando agradar o público feminino, o banco não quer debater com suas funcionárias a licença menstrual, por exemplo, que foi pauta de reivindicação na Campanha salarial dos bancários, em 2022. O Santander afirma que ‘ainda não há ambiente interno para conduzir esta questão, porque não há maturidade suficiente das bancárias brasileiras para implementar a medida’. Na Espanha, país de origem do conglomerado, esta medida já é lei e é cumprida pela mesma instituição financeira, segundo noticiado pela nossa Comissão de Empresa”, explica Roberta Menna, dirigente do Sindicato dos Bancários de Santos e Região e bancária do Santander.

Discriminação de gênero na hierarquia do Santander

Outro ponto que chama a atenção na peça publicitária que está sendo divulgada é o seu final, quando afirma que há mais de 10 anos não há diferença salarial entre homens e mulheres dentro do Santander.

Na hierarquia não é bem assim, o último Relatório de Sustentabilidade emitido em 2022 pelo Santander aponta que em 2021 as bancárias ocupavam 61% dos cargos na área operacional e os homens 39%. Com relação aos cargos de diretoria, apenas 25% eram ocupados por mulheres e 75% por homens.

“Queremos debater esses assuntos com maior clareza e colocar as mulheres nos altos cargos da hierarquia também”, diz Menna.

Fim da desigualdade

De acordo com dados apresentados no Fórum Econômico Mundial, o mundo precisará de 257 anos para superar esta desigualdade de gênero no trabalho. Igualdade já! “As mulheres são maioria no setor financeiro”, finaliza a dirigente sindical.

Compartilhe

Mais resultados...

Generic selectors
Apenas pesquisar exatas
Pesquisar no título
Pesquisar no conteúdo
Post Type Selectors

Receba notícias de interesse da categoria!

Informação confiável é no Sindicato, cadastre-se para receber informações!

O SEEB Santos e Região foi fundado em 11/01/1933. As cidades da base são: Peruíbe, Itanhaém, Mongaguá, Praia Grande, São Vicente, Santos, Cubatão, Guarujá e Bertioga. O Sindicato é filiado à Intersindical e a Federação Sindical Mundial (FSM).

  ACESSAR EMAIL

Fale Conosco