fbpx
Início Notícias Sindicatos cobram bancos por mais segurança nas agências
Notícias

Sindicatos cobram bancos por mais segurança nas agências

14 de junho de 2023

Representantes dos bancários novamente pressionam por portas giratórias e vigilantes nas agências

O Coletivo Nacional de Segurança Bancária do movimento sindical se reuniu na última segunda-feira (12), com a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban). O encontro deu continuidade à instalação do Grupo de Trabalho (GT) bipartite para avaliar os dados estatísticos, bem como a possibilidade de acordo acerca de adoção de dispositivos de segurança bancária.

Bancos intransigentes

Os representantes da Fenaban repetiram a postura apresentada na Campanha Nacional e disseram que “houve redução no número de assaltos a agências e postos bancários de 2000 a 2021” e querem que a representação dos trabalhadores se junte aos bancos e atuem CONTRA as normas estaduais e municipais de segurança, que exigem aparatos de segurança além dos previstos na Lei 7.102/1983, que regulamenta a segurança bancária. O movimento sindical se nega a aceitar a redução de aparatos de seguranças.

Na reunião, foi exposto aos banqueiros as agressões que os trabalhadores vêm sofrendo nos últimos meses, em função da tensão criada no atendimento ao público, que vem piorando devido as demissões no setor. “Por isso, a presença de vigilantes é primordial para proteção dos funcionários contra clientes estressados pela falta de bancários para atendê-los”, ressalta Eneida koury, secretária de Finanças do Sindicato dos Bancários de Santos e Região.

Na Baixada Santista a luta é incessante

Em várias cidades da Baixada Santista existem leis municipais que exigem portas giratórias nas agências e outros equipamentos de segurança. Apesar disso, alguns bancos estão assediando câmaras de vereadores para afrouxarem estas leis. Com isso, em algumas cidades estão retirando portas giratórias, apesar dos protestos do Sindicato dos Bancários de Santos e Região.

Histórico da Lei em Santos

Por exemplo, a Lei 168/95, de autoria do dirigente do Sindicato dos Bancários de Santos e Região, e na época (1995) vereador, Ricardo Saraiva Big, obriga agências bancárias de Santos a ter PORTA GIRATÓRIA detectora de metais, circuito de tv, cabine blindada e alarme. Já no Guarujá, a Lei 4225/2015 obriga a instalação de porta giratória nos mesmos moldes nos bancos. Em outras cidades o texto é muito parecido.

Compartilhe

Mais resultados...

Generic selectors
Apenas pesquisar exatas
Pesquisar no título
Pesquisar no conteúdo
Post Type Selectors

Receba notícias de interesse da categoria!

Informação confiável é no Sindicato, cadastre-se para receber informações!

O SEEB Santos e Região foi fundado em 11/01/1933. As cidades da base são: Peruíbe, Itanhaém, Mongaguá, Praia Grande, São Vicente, Santos, Cubatão, Guarujá e Bertioga. O Sindicato é filiado à Intersindical e a Federação Sindical Mundial (FSM).

  ACESSAR EMAIL

Fale Conosco

2022 | Permitida a reprodução desde que citada a fonte.

Licença Creative Commons