Diretores do Sindicato dos Bancários de Santos e Região estiveram nesta segunda-feira (18/11) no Centro de Mongaguá, no Litoral Sul, para cobrar a solução do problema de falta de funcionários em uma das duas agências do Banco do Brasil na Cidade. A insuficiência no número de trabalhadores foi constatada na quarta-feira durante visita às unidades, explicou a secretária geral do sindicato e funcionária do Banco do Brasil, Eneida Koury.
“Apuramos que na Agência Mongaguá, onde trabalham sete pessoas, havia um trabalhador de licença e outros dois em férias. O quadro insuficiente para funcionamento resulta em sobrecarga para os trabalhadores que ficam no banco e adoecimento, o que piora a situação”. Além de clientes da Cidade, parte dos moradores de Praia Grande também realiza suas transações bancárias nas duas unidades de Mongaguá.
Eneida e a diretora Márcia Peres, também funcionária do Banco do Brasil, entraram em contato com a Superintendência do Banco e exigiram que pelo menos dois bancários fossem enviados para a Agência Mongaguá. Na quinta-feira (14/11), as diretoras retornaram ao Litoral Sul para conversar com os trabalhadores da outra agência, a Avenida São Paulo, sobre a situação. Elas explicaram que havia sido dado prazo até segunda-feira para o envio de pessoal. Do contrário, os dois bancos seriam paralisados.
Porém, não foi necessário fechar as unidades. “Um bancário foi enviado, por causa da intervenção do sindicato, e o funcionário de licença retornou ao trabalho”, contou Eneida.
Falta investimento
A secretária geral do Sindicato dos Bancários de Santos e Região ressaltou que, mesmo com a solução parcial do caso, é necessário que se ampliem os quadros de empregados. “O Banco do Brasil não investe em contratações, quer só reduzir despesas às custas dos trabalhadores, que adoecem por conta da sobrecarga”.
O sindicato segue atento para impedir abusos contra a categoria. Qualquer denúncia sobre problemas em agências bancárias na Baixada Santista pode ser feita para os diretores do sindicato ou por meio do fale conosco do site www.santosbancarios.com.br
Crédito: Eneida e Márcia durante a Greve bancária 2013
Fonte: Imprensa SEEB Santos e Região