Ação faz parte da campanha “Queremos Saúde, Caixa”, que pressiona por queda do teto de custeio e melhora na rede de atendimento
Buscando ampliar a mobilização da campanha nacional “Queremos Saúde, Caixa”, que reivindica melhorias no plano Saúde Caixa, o Sindicato dos Bancários de Santos e Região disponibiliza um e-mail exclusivo para que os empregados Caixa da Baixada Santista denunciem seus problemas com o plano.
Insatisfações com o plano, na Baixada Santista, podem ser enviadas para o e-mail radarsaudecx@santosbancarios.com.br . As pautas prioritárias da campanha nacional são queda do teto de custeio por parte do banco e melhoria da rede de atendimento. O objetivo do Sindicato ao lançar o email exclusivo é ter uma forma de conhecer e centralizar as demandas do plano na região.
Sobre o teto de custeio, ele está estabelecido no estatuto da Caixa em até 6,5% da folha de pagamentos. Isso impede que o banco arque com os 70% dos custos do Saúde Caixa, conforme Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) específico. Empregados têm arcado com quase 50% dos custos do plano.
300 mil vidas
A Caixa Econômica Federal não pode ignorar as 300 mil vidas vinculadas ao Saúde Caixa. Plano de saúde é uma das maiores conquistas dos trabalhadores da Caixa, mas precisa melhorar a rede de atendimento, principalmente em cidades mais afastadas dos grandes centros e em bairros das periferias das grandes cidades. Também precisa haver contenção dos aumentos das mensalidades, uma vez que os valores cobrados têm impedido que muitos trabalhadores, principalmente aposentados, consigam pagar os valores e os levem a abdicar do direito ao plano de saúde do banco.
A campanha nacional “Queremos Saúde, Caixa” começou em fevereiro e estão previstas ações para pressionar até que o banco mude seu estatuto e melhore a rede credenciada. No mês passado, dirigentes sindicais fizeram ato na Agência Santos, no Centro da Cidade, onde dialogaram com a categoria (foto abaixo) para ampliar pressão por avanços no Saúde Caixa e incentivar adesão a um abaixo-assinado por melhorias no plano.
