fbpx
Início Notícias Sindicato debate reivindicações dos bancários na Campanha Salarial 2024
Notícias

Sindicato debate reivindicações dos bancários na Campanha Salarial 2024

11 de abril de 2024

As reivindicações dos bancários e bancárias para a Campanha Salarial 2024 está sendo debatida em plenárias, conferências e congressos. A diretoria do Sindicato dos Bancários de Santos e Região participa, nesta quinta e amanhã, 11 e 12 de abril, da Conferência Interestadual da Federação dos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul (Feeb SP/MS). O evento contará com delegações de 21 bases sindicais, responsáveis pela representação de 35 mil trabalhadores da categoria bancária. Entre as atividades estão palestras sobre o “Futuro do Sistema Financeiro”, debates, elaboração de propostas para os Encontros dos Bancos Públicos e Privados, além de discussão, alinhamento e aprovação da proposta para a Conferência Nacional dos Bancários, prevista para o mês de junho.

 Um dos objetivos dos sindicatos são a manutenção do Acordo Coletivo de Trabalho, considerado um dos melhores do país, resultado de anos de luta. Além da jornada de trabalho de seis horas, conquistada em 1933; o sábado livre em 1962; o vale-refeição em 1990; a PLR em 1995; e a 13ª cesta alimentação em 2007.

“Direitos que vinham sendo atacados nos governos de Michel Temer com a Reforma Trabalhista e de Bolsonaro com a Reforma da Previdência e vários projetos de lei contra os bancários e trabalhadores em geral”, explica Elcio Quinta, presidente do Sindicato dos Bancários de Santos e Região e bancário do Itaú.

Calendário dos debates nacionais

Os encontros e congressos nacionais de bancos públicos e privados serão de 11 a 13 de junho; e de 14 a 16 de junho, a 26ª Conferência Nacional dos Bancários. A minuta nela aprovada será submetida as assembleias de base até 18 de junho para só depois ser entregue à Federação Nacional dos Bancos (Fenaban). As datas podem ser modificadas, caso ocorra algum problema. A categoria bancária é a única que tem uma campanha salarial unificada nacionalmente. “O piso salarial do bancário do Rio Grande do Sul é o mesmo de quem trabalha no Amazonas, por exemplo. Isto fortalece a categoria nas discussões com os bancos”, finaliza Eneida koury, secretária de Finanças do Sindicato dos Bancários de Santos e Região.

Compartilhe

Mais resultados...

Generic selectors
Apenas pesquisar exatas
Pesquisar no título
Pesquisar no conteúdo
Post Type Selectors

Receba notícias de interesse da categoria!

Informação confiável é no Sindicato, cadastre-se para receber informações!

O SEEB Santos e Região foi fundado em 11/01/1933. As cidades da base são: Peruíbe, Itanhaém, Mongaguá, Praia Grande, São Vicente, Santos, Cubatão, Guarujá e Bertioga. O Sindicato é filiado à Intersindical e a Federação Sindical Mundial (FSM).

  ACESSAR EMAIL

Fale Conosco

2022 | Permitida a reprodução desde que citada a fonte.

Licença Creative Commons