Agência fica no Guarujá e todos os bancários que tiveram contato com o gestor doente foram afastados por 15 dias; denúncias foram fundamentais para atuação do Sindicato
O Sindicato dos Bancários de Santos e Região tem monitorado e cobrado, desde o início da pandemia, que os bancos implantem protocolos claros e rigorosos para prevenção da Covid-19 nas agências, além das lutas pela priorização da vacinação da categoria. Os dirigentes sindicais reforçam que é fundamental que todos os trabalhadores, especialmente os gestores, sigam as regras sanitárias e denunciem ao Sindicato descumprimentos dos protocolos ou tentativas de esconder casos suspeitos de Covid-19. Nenhuma meta do banco vale arriscar uma vida.
Nesta semana, os dirigentes sindicais e bancários do Itaú Guto Filho e Élcio Quinta intervieram junto ao banco na Agência Guarujá, que fica na Avenida Puglisi, Centro da Cidade, após recebimento de denúncias pelo Fale Conosco do site do Sindicato. Conforme o apurado, o gerente geral comercial da agência trabalhou 4 dias com sintomas de Covid-19 sem avisar os colegas de banco com quem teve contato, o que foge totalmente da conduta correta a ser adotada. Somente quando ele teve resultado positivo para coronavírus é que avisou os funcionários.
“O gestor da área comercial começou a ter sintomas no dia 8 de junho e trabalhou normalmente até dia 11 de junho, sexta-feira. No domingo, 13, ele avisou os demais trabalhadores, por meio de um grupo de whatsapp, que o resultado de seu exame era positivo para Covid-19. Na segunda-feira, 14 de junho, agência fechou apenas para higienização e não houve preocupação com os trabalhadores. Assim que recebemos as denúncias, contatamos o banco para cobrar providências”, explica Guto.
Isolamento
Com a atuação do Sindicato, toda a equipe que trabalhou com o bancário doente ficará afastada durante 15 dias para o isolamento necessário e a agência reabriu apenas nesta quinta-feira, 17, com outro grupo de trabalhadores. “O gerente geral comercial foi advertido pelo banco pelo descumprimento dos protocolos estabelecidos pelo Itaú. Muitas vezes os gestores ficam ‘cegos’ com a questão da performance e cobranças por metas, mas não podem deixar de lado questões de saúde, entre outros fatores que garantam condições dignas e seguras de trabalho para todos.”, afirma Guto.
Fale Conosco
O dirigente sindical Élcio destacou que o Sindicato seguirá acompanhando esse caso e reforçou a importância das denúncias para resolução dos problemas. “O Fale conosco do Sindicato é uma das ferramentas para que nós possamos atuar em favor da categoria, defendendo seus direitos e cobrando ações dos bancos. As denúncias são mantidas em sigilo e apuradas pela diretoria do Sindicato”.
Bancários e bancárias da Baixada Santista também precisam fortalecer as lutas da categoria, que são diárias, por meio da Sindicalização. Seja sindicalizado e convide os colegas para também se associarem.
Crédito: reprodução / google maps
Fonte: Comunicação Seeb Santos e Região