Mudanças incluem descredenciamento de clínicas, melhorias no acesso a atestados e prontuários médicos, além de ajustes na folha de pagamento
O Itaú enviou, terça-feira (19/08), as respostas às reivindicações feitas pelos representantes dos trabalhadores na reunião realizada, dia 13/08, com o Grupo de Trabalho (GT) de Saúde do Itaú. Os temas discutidos incluíram clínicas médicas, fornecimento de atestados de saúde ocupacional, acesso a prontuários médicos e melhorias na folha de pagamento.
Clínicas
Uma das principais críticas dos bancários estava relacionada à qualidade do atendimento em algumas clínicas credenciadas. Em resposta, o banco informou que descredenciou quatro unidades por não atenderem às necessidades dos funcionários e que pretende criar salas ocupacionais em diversos estados.
Atestados
Sobre os atestados de saúde ocupacional, que antes eram enviados apenas por e-mail, o Itaú anunciou que passará a fornecer os documentos originais, atendendo às exigências das perícias do INSS, caso contrário, permanece digital.
Prontuário
No caso do prontuário médico, a exigência de firma reconhecida foi retirada. Agora, bastará uma carta de próprio punho acompanhada de foto do crachá para que o trabalhador tenha acesso às informações.
Pagamento
Outra demanda tratada foi a dificuldade de compreensão das folhas de pagamento. O banco informou que, a partir de agosto, o imposto de renda passará a ser retido no momento do pagamento, evitando descontos acumulados em uma única vez. Além disso, a antecipação salarial será registrada em apenas uma rubrica, o que deve facilitar a leitura e entendimento.
Exame de retorno
Em relação ao exame de retorno e às faltas injustificadas, o Itaú esclareceu que, ao receber a informação de alta, envia um e-mail ao trabalhador para o agendamento. Os dias entre a alta do INSS e a realização do exame deverão ser abonados pelo gestor. Para evitar atrasos, o banco também enviará notificações 15, 10 e 5 dias antes da alta.
Canal de Denúncias
“A próxima reivindicação a ser tratada pelos sindicatos será sobre o sigilo no canal de denúncias, os bancários não têm confiança em denunciar por medo de perseguição e demissão. Por isso, pedimos que denunciem os problemas encontrados no ambiente de trabalho ao Sindicato, tudo é tratado sob sigilo”, afirma Élcio Quinta, presidente do Sindicato dos Bancários de Santos e Região e bancário do Itaú.