fbpx
Início Notícias Caixa Econômica Federal Saúde Caixa: mobilização conquista avanços na negociação com o banco
Caixa Econômica Federal

Saúde Caixa: mobilização conquista avanços na negociação com o banco

3 de novembro de 2023

O movimento sindical reuniu-se com representantes da Caixa e defenderam a sustentabilidade e manutenção das premissas do plano de saúde

Em reunião realizada quarta (1), as representações dos empregados da Caixa obtiveram avanços nas negociações com o banco, visando a renovação do acordo específico referente ao plano de saúde.

“Avançamos para resolver o déficit de 2023 usando as reservas técnicas e de contingência e a Caixa se comprometeu a incorporar toda a despesa de pessoal deste ano. Resolvendo essa situação, vamos fazer o debate sobre o futuro do plano para 2024”, destacou a presidenta da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf), Juvandia Moreira.

Na mesa, os representantes dos empregados reforçaram a necessidade de o banco incorporar não somente as despesas de pessoal de 2023, como também dos dois últimos anos – 2022 e 2021, que foram indevidamente incluídos nas despesas administrativas com o plano de saúde. Somados os três anos, o valor referente a despesa de pessoal chega a cerca de R$ 192 milhões, o que cobriria todo o déficit projetado para o ano.

A coordenadora da Comissão Executiva dos Empregados da Caixa, Fabiana Uehara Proscholdt, destacou a importância dos avanços conquistados na negociação. “Iniciamos a reunião com um cenário desfavorável aos usuários do plano de saúde. O efeito do déficit deste ano poderia impor aos empregados o pagamento de 4,5 contribuições extraordinárias para sua recomposição. Com as alternativas discutidas evitamos estas contribuições, e seguimos com as premissas originárias do Saúde Caixa de mutualismo, da solidariedade e do pacto intergeracional”, reforçou.

Na negociação, a Caixa apresentou como base para futura proposta para ajustar a situação financeira do plano a cobrança de mensalidades de todos os dependentes dos titulares.

Os representantes dos empregados solicitaram mais informações sobre o impacto dessa medida para o custeio e, na próxima negociação, agendada para quinta-feira (9/11), os dados devem ser apresentados. “Pontuamos que o processo de fechamento de acordo passa por medidas que não comprometam a renda das pessoas e nem torne inviável o uso do Saúde Caixa por todos”, disse Fabiana. Os representantes da empresa ficaram de apresentar simulações.

Para os representantes dos trabalhadores, a negociação foi um grande avanço. No início a cobrança era de uma resolução para o déficit e que a Caixa assumisse as despesas administrativas. A Caixa propôs o uso das reservas e também assumir as despesas de pessoal. Como contraproposta, foi pedido que a Caixa incorporasse as despesas de pessoal dede 2021.

Para os sindicalistas, os empregados e aposentados devem continuar mobilizados em defesa do Saúde Caixa. A sustentabilidade e viabilização do plano de saúde para todos representa a valorização e reconhecimento dos bancários.

Na reunião, a Caixa se comprometeu a repassar com periodicidade as informações financeiras e atuariais do plano, para que os empregados possam realizar de forma contínua seu acompanhamento.

Compartilhe
Fonte: Fenae Publicado por: Gustavo Mesquita

Mais resultados...

Generic selectors
Apenas pesquisar exatas
Pesquisar no título
Pesquisar no conteúdo
Post Type Selectors

Receba notícias de interesse da categoria!

Informação confiável é no Sindicato, cadastre-se para receber informações!

O SEEB Santos e Região foi fundado em 11/01/1933. As cidades da base são: Peruíbe, Itanhaém, Mongaguá, Praia Grande, São Vicente, Santos, Cubatão, Guarujá e Bertioga. O Sindicato é filiado à Intersindical e a Federação Sindical Mundial (FSM).

  ACESSAR EMAIL

Fale Conosco