Após 12 anos de privatizações, São Paulo possui mais pedágios do que os demais estados brasileiros juntos. De acordo com dados da Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias, a cada 40 dias um novo posto de pedágio é construído no estado. Nas rodovias estaduais e federais que cortam São Paulo estão instaladas 160 praças para a cobrança da tarifa. No restante do país, são 113 pontos.
Uma reportagem da Agência Estado mostra que é mais barato viajar para outro estado do que internamente. Uma viagem da capital paulista até Catanduva, no interior do estado, custa aproximadamente R$ 46. O mesmo percurso (404 Km) até Curitiba, capital do Paraná, custa R$ 9 até em tarifas de pedágio.
A primeira concessão para a exploração das rodovias paulistas foi feita em 1998. Desde então, foram investidos R$ 12 bilhões em obras de manutenção e infra-estrutura. Junto às melhorias das condições de uso, vieram as altas tarifas. Com o novo reajuste, previsto para entrar em validade nesta semana, uma viagem entre a cidade de São Paulo e o Litoral, que dura menos de uma hora, passará a custar R$ R$ 18,50.
Fonte: De São Paulo, da Radioagência NP, Jorge Américo.