Na segunda reunião sobre o tema, banco apresentou dados do censo interno, anunciou acesso a curso e materiais de prevenção a assédios e detalhou ações voltadas ao bem-estar dos trabalhadores
Movimento sindical se reuniu novamente com a direção do banco quinta-feira (29) para dar continuidade às discussões sobre as políticas de diversidade da instituição. O encontro deu sequência à primeira reunião, realizada em 2 de abril, quando o banco apresentou algumas das iniciativas adotadas em 2024 para promover a diversidade e a inclusão no ambiente de trabalho.
Durante a reunião, o Santander trouxe respostas aos questionamentos dos sindicalistas e apresentou os resultados do censo realizado com seus trabalhadores. Segundo os dados divulgados, 51% do quadro de funcionários respondeu ao censo, o que representa cerca de 26 mil trabalhadores.
O banco também apresentou aos representantes dos trabalhadores o programa “Seu Jeito”, voltado aos cuidados com a saúde e o bem-estar dos funcionários. A iniciativa integra um conjunto de ações do Santander que visam a construção de um ambiente mais acolhedor, saudável e inclusivo para todos os seus funcionários.
Além disso, se comprometeu a disponibilizar aos dirigentes sindicais o acesso ao curso e aos materiais de combate aos assédios moral e sexual e à discriminação, e à cartilha de inclusão/acessibilidade e a nova cartilha de tecnologia assistiva. Também foi informado que o Santander está implementando um novo protocolo de prevenção e enfrentamento ao assédio e à discriminação.
“Precisamos dessas informações para cobrar ações concretas e favorecer as mulheres, especialmente das mulheres negras, os homens negros e as pessoas com deficiência, que geralmente são colocados de lado na hora das promoções, além de garantir seus direitos”, avalia Fabiano Couto, secretário de Comunicação do Sindicato dos Bancários de Santos e Região e bancário do Santander.