Movimento sindical cobra do banco pagamento da RV aos bancários, revisão da penalização dos gestores e melhorias nos sistemas e processos
Após cobrança do movimento sindical, o Santander acabou reconhecendo seu erro ao não pagar a Remuneração Variável (RV) a um grupo de bancários transferidos de uma agência padrão para uma agência Select. Esses trabalhadores assumiram o cargo de Especialista de Negócios Santander (ENS). Agora, o banco quer punir os gestores que teriam sido responsáveis pelo erro, mas se recusou a fazer o devido acerto dos valores aos bancários afetados pelo erro.
Os sindicatos cobram que o Santander faça o devido pagamento da RV aos bancários prejudicados, reveja a penalização dos gestores, e de fato promova melhorias nos sistemas e processos, de forma que situações como essa não se repitam.
“O banco espanhol Santander esfola e adoece os trabalhadores para cumprimento de metas, não paga a variável e ainda quer punir e deixar por isso mesmo. Isso que é gestão injusta, de exploração e autoritária. Está cada vez pior aqui e na América Latina como um todo”, afirma Fabiano Couto, dirigente sindical dos Bancários de Santos e Região.
RH promete, mas erro persiste
No entendimento do Santander, o cargo de Especialista de Negócios Santander tem que estar na Visão Modelo Certo para receber a PPE (remuneração variável), porém não tem metas. Nesse caso, no entanto, houve transferência do Varejo para Select. Assim, para que os bancários estivessem na Visão do Modelo Certo (perfil), fazendo jus ao pagamento, os gestores deveriam ter feito os procedimentos manuais.
Em novembro, após conversas com as áreas responsáveis, o RH do Santander informou que seriam realizadas melhorias no sistema para evitar erros manuais, como o que ocorreu nesse caso.
O banco, por sua vez, optou pela penalização dos gestores com medidas disciplinares, uma vez que entendeu que os mesmos não fizeram o procedimento correto, mesmo com os manuais disponibilizados na Intranet. E mesmo reconhecendo esse erro, assim como a necessidade de melhorar o sistema, o Santander se recusa a fazer o devido pagamento da RV aos bancários prejudicados. A alegação: a área responsável pela RV não vai se responsabilizar por um ato falho do gestor.
Os bancários que enfrentarem qualquer problema no ambiente de trabalho devem entrar em contato com o sindicato, por meio dos canais de atendimento disponibilizados nos sites das entidades. O sigilo é garantido.
Denuncie pelos nossos canais de comunicação:
Whatsapp: (13) 99209-2964
E-mail: santosbancarios@uol.com.br
Site Fale Conosco: https://santosbancarios.com.br/fale-conosco/
Fone: (13) 3202.1670