Regional envia recado no finalzinho do ano exigindo metas sem riscos visando lucro tranquilo
Segundo denúncias, gestores do Santander, na Baixada Santista, receberam por whatsapp recadinho do Superintendente Regional cobrando metas de seguros, ou seja, foram pressionados a empurrar seguros aos clientes, porque segundo escreveu o regional a entrega das metas de seguros é inegociável. Os funcionários afirmam que seguro é uma receita sem risco para o banco, o lucro é limpo e sem dores de cabeça, claro para os banqueiros.
Bancário é o mais adoecido
De acordo com especialistas da área de saúde, as metas são as principais causas do adoecimento de trabalhadores. A categoria bancária é a que mais adoece entre as diversas categorias de trabalhadores brasileiros.
Cobrar metas no celular particular é proibido
Cobrar metas por mensagens nos celulares particulares é proibido pela Convenção Coletiva de Trabalho (2024-2026) assinada pelos sindicatos e por todos os bancos, inclusive o Santander. Como está redigido de forma simples e entendível na Cláusula 39ª – Monitoramento de Resultados, Parágrafo 1º:
– É vedado, ao gestor, a cobrança de cumprimento de resultados por mensagens, no telefone particular do empregado.
O constrangimento público e a cobrança sem limites podem afetar negativamente a autoestima, o bem-estar emocional e até mesmo o desempenho dos funcionários. É fundamental que os gestores e líderes tenham respeito e consciência do impacto das suas ações e comunicações sobre a equipe.