fbpx
Início Notícias Santander Santander outra vez tenta atacar os direitos dos bancários!
Santander

Santander outra vez tenta atacar os direitos dos bancários!

17 de janeiro de 2022

Banco espanhol enviou comunicado aos funcionários convocando para o trabalho dia 22/1, próximo sábado das 10h às 14h

Sob o pretexto de uma campanha denominada “Desendivida Santander”, o novo presidente do Santander, Mario Leão, seguindo os passos do ex Sergio Rial, enviou mensagem na intranet convocando os funcionários nacionalmente a abrir no próximo sábado, 22 de janeiro. Numa nova tentativa de destruir o direito dos bancários de descanso aos finais de semana e feriado.

 

“Na verdade, o que entendo pela nota do banco é que o Santander sob alegação de cumprir uma questão social pretende é trazer os clientes para que consumam mais produtos do banco. Tudo isso em plena pandemia, explosão de casos de Covid e gripe. E sem pagar horas extras em pleno sábado dizendo que o tempo trabalhado pelos bancários vai para o banco de horas. Se o banco tivesse preocupação social não teria demitido na pandemia milhares de pais e mães”, desabafa Fabiano Couto, secretário de comunicação do Sindicato dos Bancários de Santos e Região e bancário do Santander.

 

Mario Leão diz no seu texto que o Santander “Como a Melhor empresa de consumo vende e atende a qualquer hora”, em total afronta as leis trabalhistas e desrespeito aos trabalhadores bancários brasileiros. Na Espanha, País sede do Santander, os funcionários não trabalham mais aos sábados. Os trabalhadores e o movimento sindical lutaram por anos e conseguiram garantir a folga aos sábados. No Brasil a ideia vai na contramão da legislação brasileira, que garante o descanso aos sábados para a categoria bancária desde a década de 1960.

 

“Todo e qualquer trabalho bancário deveria ser aplicado durante o horário de expediente, não no momento que deveria ser de descanso, respeitando a jornada, a CCT da categoria e a própria legislação trabalhista – o artigo 224 da CLT é claro ao excetuar o sábado da jornada de trabalho bancário”, afirma Fabiano Couto. 

 

“Como se não bastassem as cobranças de metas abusivas, assédio moral, falta de funcionários, acúmulo de funções e empurrar os clientes para o autoatendimento, o Santander quer sobrecarregar ainda mais o bancário, instituindo de forma unilateral a abertura de agências aos sábados. O que o banco deveria fazer se tivesse preocupação social na pandemia e depois dela também é reduzir o horário de atendimento, colocar seus funcionários em home office, contratar mais bancários e não terceirizá-los para diminuir salários e direitos”, diz Eneida Koury, presidente do Sindicato.

 

“Vou deixar claro que o nosso sindicato não foi notificado em tempo algum sobre esse tipo de trabalho aos sábados, somos historicamente contrários ao abocanhamento de direitos que o Santander tenta fazer ao longo desses últimos anos, com apoio de parte dos políticos e do governo federal. Estaremos sempre na defesa dos trabalhadores, principalmente da nossa categoria”, finaliza Fabiano.

 

 Proibido por lei

A Lei 7.430 da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) é específica, conforme o artigo 224, “a duração normal dos empregados em bancos, casas bancárias e Caixa Econômica Federal será de 6 (seis) horas continuas nos dias úteis, com exceção dos sábados, perfazendo um total de 30 horas de trabalho por semana. (Redação dada pela Lei nº7.430, 17/12/85, DOU 18/12/85 – CLT).

Crédito: fabiano Couto
Fonte: Comunicação do SEEB de Santos e Região

Compartilhe
Publicado por: Gustavo Mesquita

Mais resultados...

Generic selectors
Apenas pesquisar exatas
Pesquisar no título
Pesquisar no conteúdo
Post Type Selectors

Receba notícias de interesse da categoria!

Informação confiável é no Sindicato, cadastre-se para receber informações!

O SEEB Santos e Região foi fundado em 11/01/1933. As cidades da base são: Peruíbe, Itanhaém, Mongaguá, Praia Grande, São Vicente, Santos, Cubatão, Guarujá e Bertioga. O Sindicato é filiado à Intersindical e a Federação Sindical Mundial (FSM).

  ACESSAR EMAIL

Fale Conosco

2022 | Permitida a reprodução desde que citada a fonte.

Licença Creative Commons