Atendimento gerencial teve horário alterado sem debate com o movimento sindical ou com os bancários, contrariando compromisso assinado pelo banco
A gestão do Santander no Brasil vem desrespeitando os trabalhadores. Desta vez, o horário do atendimento gerencial foi alterado sem consultar os bancários ou o Sindicato, sem processo de negociação ou diálogo.
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A mudança veio através de um comunicado, mantendo o horário de atendimento dos caixas entre 10h e 16h, mas aumentando o tempo de atendimento gerencial, que passa a ser entre 9h30 e 16h30 nas agências padrão, das 9h às 17h nas agências Select e pontos de atendimento (PAs). Isso contraria o compromisso assinado pelo Santander de debater alterações deste tipo com a representação dos trabalhadores, o que não aconteceu.
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A norma do Banco Central estabelece horário mínimo de atendimento ao cliente de 5 horas, mas não estabelece horário máximo, bem como o artigo 224 da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) e a CCT dos bancários especificam a jornada dos bancários.
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A mudança trará alterações significativas na rotina dos trabalhadores e isso deveria ter sido discutido anteriormente. O problema não é apenas a mudança em si, mas o método como ela é feita, configurando prática antissindical e um desrespeito para com os bancários.
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Fonte: Sindicato dos Bancários de SP – 20/01/2020
Escrito por: William De Lucca