Sindicato exige respeito à jornada de 6 horas dos funcionários, assim como o pagamento de horas extras
O banco Santander implantou a partir de hoje, 1/8/2017, o horário estendido e como agência piloto, com abertura das 8h30 às 18h, a escolhida foi a Select Gonzaga Santos, na rua Galeão Carvalhal, 35, em Santos/SP. Em reunião com assessores da superintendência regional de Santos, no mês passado, a diretoria do Sindicato exigiu por escrito a garantia ao respeito à jornada de 6 horas dos funcionários, assim como o pagamento de horas extras.
“Os assessores disseram que iriam enviar um comunicado ao Sindicato quando o banco iniciasse o novo horário, o que não aconteceu desrespeitando um compromisso”, diz Fabiano Couto, funcionário do Santander e diretor do Sindicato dos Bancários de Santos e Região.
O Sindicato vai fiscalizar de perto a jornada dos bancários envolvidos e não permitirá extrapolação da jornada de 6 horas. O Santander é campeão em tentar burlar leis para sacrificar trabalhadores, em nome do lucro sempre recorde.
Um exemplo disso é que banco espanhol atingiu o maior lucro de sua história para um semestre nesses primeiros meses de 2017, obtendo R$ 4,612 bilhões. O montante representa crescimento de 33,2% em relação ao mesmo período de 2016. Esse resultado significa 26% do lucro global do banco espanhol, sendo o Brasil o país mais lucrativo para a instituição. Em seguida vem o Reino Unido, com 17%, e a Espanha, com 15%. Por outro lado – o resultado expressivo não representou criação de postos de trabalho. Pelo contrário. No período, o banco eliminou 2.281 vagas, reduzindo o total de funcionários para 46.596. O banco também fechou agências. Foram 11 unidades encerradas no semestre, passando para 2.255.
Fonte: Comunicação do SEEB de Santos e Região
Escrito por: Gustavo Mesquita