fbpx
Início Notícias Saiba se Ainda Estou Aqui usou recursos da Lei Rouanet
Notícias

Saiba se Ainda Estou Aqui usou recursos da Lei Rouanet

Reprodução

7 de janeiro de 2025

Fernanda Torres entrou para a história na noite desse domingo (5/1) ao conquistar o Globo de Ouro de Melhor Atriz de Drama por sua atuação em Ainda Estou Aqui, dirigido por Walter Salles. Um dia após o prêmio inédito, o ex-presidente Jair Bolsonaro mentiu sobre o os recursos destinados à Lei Rouanet.

Jair Bolsonaro, que durante seu governo dedicou-se amplamente a atacar a cultura brasileira e a promover o desinvestimento no setor, aproveitou a vitória de Fernanda Torres no Globo de Ouro para mentir sobre a Lei Rouanet, marco institucional de incentivo à cultura no Brasil.

Bolsonaro mencionou em uma postagem na plataforma X nesta segunda-feira (6/1) os investimentos bilionários do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva na cultura. De acordo com a ministra Margareth Menezes, em 2025, serão destinados R$ 15 bilhões para a Lei Aldir Blanc e R$ 3 bilhões para a Lei Rouanet.

O ex-capitão argumentou que esses recursos poderiam ser direcionados à infraestrutura. No entanto, durante seu governo, os investimentos no setor que ele afirma priorizar foram mínimos. Já na gestão atual, segundo dados oficiais, os investimentos em infraestrutura cresceram quase 200% em relação a 2022.

“O investimento na infraestrutura é rechaçada pela gestão lula e coincidentemente jamais cobrada conclusão por outros de outrora (sic). Enquanto isso, a Rouanet…”, escreveu Bolsonaro na rede social.

Afinal, Ainda Estou Aqui usou o incentivo da Lei Rouanet?

Desde 2007 (gestão do Presidente Lula), a Lei Rouanet proíbe o financiamento de longas-metragens de ficção. Isso ocorreu porque a redação original da lei, que usava o termo genérico “filmes”, foi alterada para incluir apenas “obras cinematográficas de curta e média metragem e filmes documentais”.

Por isso, Ainda Estou Aqui não pôde ter sido financiado pela Lei Rouanet porque é um longa-metragem com 2 horas e 19 minutos de duração.

Compartilhe

Mais resultados...

Generic selectors
Apenas pesquisar exatas
Pesquisar no título
Pesquisar no conteúdo
Post Type Selectors

Receba notícias de interesse da categoria!

Informação confiável é no Sindicato, cadastre-se para receber informações!

O SEEB Santos e Região foi fundado em 11/01/1933. As cidades da base são: Peruíbe, Itanhaém, Mongaguá, Praia Grande, São Vicente, Santos, Cubatão, Guarujá e Bertioga. O Sindicato é filiado à Intersindical e a Federação Sindical Mundial (FSM).

  ACESSAR EMAIL

Fale Conosco